InícioNACIONALVeja quais páginas foram removidas pelo Facebook por propagarem fake news

Veja quais páginas foram removidas pelo Facebook por propagarem fake news


source
celular
reprodução

Facebook derrubou páginas que propagavam notícias falsas

O Facebook removeu, na última quarta-feira (8), uma lista de páginas e perfil que, segundo a empresa, era responsável por propagar fake news e enganar usuários da rede. As páginas, segundo investigação, eram ligadas ao gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), bem como de seus filhos, Flávio e Eduardo Bolsonaro, e de alguns políticos do PSL, ex-partido de Bolsonaro. Foram derrubados 87 perfis e páginas do Facebook e Instagram.

Apesar do Facebook não ter divulgado os nomes das páginas removidas, o Laboratório de Pesquisa Forense Digital – DFRLab, na sigla em inglês – revelou as páginas, isso porque, em 2018, o DFRLab iniciou uma parceria com o Facebook para avaliar grupos responsáveis por disseminar notícias falsas em eleições democráticas.

Na época, o Laboratório americano elencou uma extensa lista de páginas e perfis que promoviam desinformação, inclusive no Brasil. “Entre esses ativos estavam duplicatas e contas falsas que promoviam  Bolsonaro e seus aliados em diversos grupos do Facebook, bem como páginas com centenas de milhares de seguidores, que publicavam memes pró-Bolsonaro e outros conteúdos depreciando seus críticos”, afirmou o DFRLab por meio de nota.

Veja a lista, na sequência, das páginas removidas pelo Facebook que constam do relatório do DFRLab:

20 Oprimir; AlanaOpressora; alanaopressora (Instagram); Anticomunismo Brasil (Facebook); anticomunismo_brasil (Instagram); Arquivodoolavo; Artilhariadobem; Avozdopovonews; Bolsogordos; Bolsonaro 2026; Bolsonaro News; Bolsonarobravo; Bolsonaronewsss; Bolsonaroni; bolsonaropr2022 (Instagram); bolsonaroprnoplanalto; Bolsonarorepost; Bolsoneas (Facebook); Bolsoneas (Instagram); Casalbolsonaro; Comomeudinheironao; Cúpula Conservadora; Cupulaconservadora; Didireita2018; direitazonanorterj; Extrema vergonha na cara; Fechadocombolsonar; Gato Fingido; Ideologiabrasil; Jogo Político; jogopoliticobr; Nordestinos com Bolsonaro 2018; Notícias de São Bernardo do Campo; Passarinhovoou; porqueobolsonaro; The Brazilian Post; The Brazilian Post ABC; thebrazilianpost; Trumptrust9876; tudoehbolsonaro; tvanticomunismobrasil; Vim do Futuro pra Dizer que o Bolsonaro Virou Presidente.

Segundo o relatório, essas foram as páginas removidas pela rede social, sem contar os perfis pessoas que também foram alvos da remoção. Ainda segundo o DFRLab, algumas dessas páginas foram criadas e mantidas por membros do gabinete da família Bolsonaro e dos deputados estaduais Alana Passos e Anderson Moraes, ambos do PSL.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA