Diversas regiões de Santa Catarina foram castigadas pela passagem de dois tornados e por uma chuva de granizo entre a tarde de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15). Os ventos atingiram velocidades de até 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões.
Segundo dados da defesa civil, 830 pessoas ficaram desabrigadas durante a passagem dos tornados, que destruiu 120 imóveis. Ao todo, 16 pessoas se feriram e duas estão internadas em estado grave. O órgão também informou que cerca de 4,2 mil residências foram atingidas pelos tornados e que 49 imóveis públicos sofreram danos.
A Defesa Civil diz ainda que as regiões Oeste e Norte do estado foram atingidas de forma mais severa. Os desabrigados estão recebendo lonas e colchões em locais organizados pelo órgão.
Além de desabrigar as pessoas, os tornados e a tempestade causaram a queda de árvores e a interrupção no trânsito e no fornecimento de energia. Segundo dados atualizados pela concessionária de energia às 10h40 da manhã, 40 mil unidades estavam sem luz.