Os secretários municipais de Educação, Renan Ferreirinha, e de Saúde, Daniel Soranz, do Rio de Janeiro , se reuniram neste domingo, dia 3, para discutir as medidas sanitárias a serem adotadas para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino .
Segundo fontes ligadas à secretaria de Educação , a expectativa é que o calendário letivo de 2021 seja divulgado já nesta semana, mas ainda contando com aulas no formato remoto. O retorno presencial será precedido de reuniões com especialistas, profissionais de educação e pais de alunos ao longo do mês de janeiro.
Em novembro, a gestão de Marcelo Crivella chegou a retomar as aulas para o 9º ano do Ensino Fundamental, Programa de Ensino de Jovens e Adultos (PEJA 2) e Carioca 2 (projeto de correção de fluxos). Na época, segundo a prefeitura, cada instituição deveria tomar a decisão de retomar ou não as atividades após reunião do conselho de pais com professores e diretores. A retomada, no entanto, foi suspensa no início de dezembro, com o crescimento de casos de Covid-19 no município.
O retorno presencial às atividades em novembro também havia gerado reação dos professores, que aprovaram uma “Greve pela Vida”. Na ocasião, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação criticou a decisão da prefeitura, e afirmou que faltava estrutura mínima nas escolas para a retomada.