Quinta-Feira, 10 de Abril de 2025
InícioNACIONALSão Paulo cancela compra de respiradores que gerou investigação pelo MP

São Paulo cancela compra de respiradores que gerou investigação pelo MP


source
resporadores
Reprodução Twitter

Contrato previa 3 mil respiradores até o final deste mês

O governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (16) o cancelamento da contra de 3 mil respiradores que seriam auxiliares para conter a pandemia da Covid-19 no estado, gerando mais leitos de UTI disponíveis. De acordo com o secretário de saúde José Henrique Germann, o o motivo seria a quebra de acordo por parte da intermediária britânica Harrison & Co.

Leia mais: 

“Com um dos fornecedores, o contrato terminou ontem e, nesse sentido, não houve a entrega total do que estava acordado. Em questão disso, está cancelado o contrato . Passaremos de uma fase operacional para uma jurídica de encerramento”, afirmou Germann. Segundo ele, apenas 30% dos respiradores chegaram ao Brasil.

O contrato – no valor de US$ 100 milhões, com a parcela de US$ 44 milhões paga antecipadamente – assinado no dia 23 de abril, gerou uma investigação por parte do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado ( TCE ). As primeiras 500 unidades do equipamento deveriam ser entregues até o final de abril. 

No dia 5 de junho, questionado sobre a postura do estado a respeito de um possível atraso na entrega de respiradores, o governador João Doria foi incisivo ao afirmar que “se os respiradores não estiverem no porto de Santos ou no aeroporto de Guarulhos”, a compra seria cancelada e os recursos deveriam ser devolvidos.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA