O governo de São Paulo anunciou hoje (23) o calendário de retorno às aulas presenciais em todo o estado das escolas públicas (estaduais e municipais) e particulares, suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O conteúdo está sendo lecionado de forma remota desde abril.
Doria (PSDB) informou que a volta às aulas será gradativa e respeitando as etapas do Plano São Paulo de retomada econômica e de flexibilização das medidas de isolamento social.
O plano prevê rodízio de estudantes e uma combinação de aulas presenciais com manutenção do ensino à distância.
As unidades escolares só terão permissão para reabrirem quando todas as cidades do estado estiverem na fase amarela do plano de flexibilização definido pela gestão.
“Construímos um plano com protocolos bem definidos, com distanciamento social, monitoramento de saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes escolares para garantir essa segurança”, disse Doria.
O retorno será dividido por etapas. Após 28 dias dentro da fase amarela do Plano São Paulo, as escolas poderão reabrir com 35% dos alunos. Na etapa seguinte, o público presencial será de 70%. Na última fase o retorno total será liberado.
Atualmente, as aulas das escolas estaduais estão sendo transmitidas por meio do aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP) e dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a pasta arca com os custos dos planos móveis de internet para que alunos e professores tenham acesso ao conteúdo.
Em atualização, aguarde novas informações