O Tribunal Especial Misto convocou as 27 testemunhas de acusação e de defesa para depor no processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel a partir das 9h desta quinta-feira (17). Entre os nomes esperados estão o presidente do PSC, Pastor Everaldo , e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, que estão presos desde o dia 28 de agosto, quando foi deflagrada a operação Tris in Idem, do Ministério Público Federal (MPF).
A defesa de Witzel pediu o depoimento de 13 pessoas, a maioria ligada a organizações sociais, como o empresário Mário Peixoto, acusado de ser sócio oculto das empresas investigadas. O ex-secretário de Saúde Edmar Santos e o ex-subsecretário Gabriell Neves também foram nomes escolhidos pelo governador afastado.
Esses nomes foram aprovados em sessão realizada no último dia 4, quando o colegiado foi favorável à produção de provas testemunhais e documentais suplementares no processo . As perícias contábeis e de engenharia foram rejeitadas pela maioria do tribunal misto, formado por cinco deputados e cinco desembargadores.
As testemunhas em prisão domiciliar ou em presídios poderão ser ouvidas por videoconferência. Elas podem optar por ficar em silêncio.
Nessa sessão , após a audição das testemunhas, a acusação e a defesa fazem as alegações finais. O relator do processo, deputado estadual Waldeck Carneiro, se manifesta e dá seu voto, que pode ser acompanhado ou não pelos integrantes do Tribunal Especial Misto. A sessão será no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ( TJRJ ).
A acusação do Tribunal Misto convocou:
- Luiz Roberto Martins Soares
- Lucas Tristão do Carmo
- Everaldo Dias Pereira (Pastor Everaldo)
- Victor Hugo Amaral Cavalcante Barroso
- Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos
- Ramon de Paula Neves
- Roberto Bertholdo
A defesa de Witzel convocou:
- Edmar Santos
- Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos
- Claudio Alves França
- Carlos Alberto Chaves
- Mario Peixoto
- Roberto Bertholdo
- Luis Augusto Damasceno Melo
- Hormindo Bicudo Neto
- Sergio D’Abreu Gama
- Felipe de Melo Fonte
- Luiz Roberto Martins
- Marcus Velhote de Oliveira
- Luiz Octávio Martins Mendonça
Já o deputado Waldeck Carneiro, relator do tribunal convocou:
- Nelson Roberto Bornier de Oliveira
- Mario Pereira Marques Neto
- Edson da Silva Torres
- Gustavo Borges da Silva
- Carlos Frederico Verçosa Duboc
- Maria Ozana Gomes
- Mariana Tomasi Scardua
- Bruno José da Costa Kopke Ribeiro
O deputado Alexandre Freitas pediu a convocação das testemunhas:
- Helena Witzel
- Alessandro de Araújo Duarte
Interrogatório de Witzel
Na sexta-feira, dia 18, o desembargador Claudio de Mello Tavares e o colegiado do Tribunal Especial Misto se reúnem em nova sessão para interrogatório do governador afastado Wilson Witzel , às 16h. Nesse dia, o réu, que responde por crime de responsabilidade em processo que pode resultar no seu impeachment do cargo, poderá exercer sua autodefesa. A sessão também será no Tribunal Pleno do TJRJ, no Centro do Rio .