
Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, usou as redes sociais para atualizar suas medidas restritivas de combate à Covid-19. As novas orientações passam a valer na próxima quarta-feira (24). A capital foi uma das que acataram isolamento intenso, chegando a contrariar orientações do governo estadual para reabrir em abril.
Segundo últimos dados oficiais do Ministério da Saúde, o estado de Santa Catarina está em 18º lugar no ranking de estados brasileiros impactados pela pandemia do novo coronavírus. O estado registra 17.937 casos de Covid-19 e 256 óbitos.
Em seu site, a Prefeitura de Florianópolis afirma que a cidade tem 1.318 casos confirmados da doença e 12 óbitos. No entanto, 7.599 casos são suspeitos. Cerca de 63 leitos de UTI estão disponíveis.
Atualizações
De acordo com as novas medidas, restaurantes poderão reabrir. No entanto, o horário de funcionamento deve ser de 11h às 15h em dias de semana. Bares e lanchonetes só podem ficar abertos até às 18h.
Nos fins de semana e à noite, esses estabelecimentos só estão autorizados a funcionar por delivery ou para retirada de pedido em balcão.
As padarias devem continuar restringindo a permanência de clientes no local para consumir alimentos. Só é permitido o serviço no balcão.
Supermercados devem funcionar com 30% de sua ocupação total, estando proibida a permanência de promotores de produtos.
A orientação para academias, shoppings centers e galerias é para que continuem fechadas. O mesmo vale para arenas e quadras esportivas, sejam comerciais ou não comerciais.
Funcionários de serviços públicos municipais, estaduais e federais considerados como não essenciais devem permanecer em regime home office. Os espaços físicos permanecerão fechados.
Atenção para as novas medidas restritivas para controle da curva do contágio do Coronavírus em Florianópolis. Essas regras passam a valer a partir da próxima quarta-feira, 24 de junho.
Informações na thread: pic.twitter.com/8gwd4NuIMV
— Prefeitura de Florianópolis (@scflorianopolis) June 22, 2020
Áreas de lazer
A atualização das medidas restritivas abre espaço para que a população possa voltar a frequentar certas áreas de lazer, desde que não causem aglomeração. A Beira-Mar Norte, Beira-Mar Continental e a Ponte Hercílio Luz funcionarão apenas em dias de semana.
Apesar de praias estarem “abertas”, não devem ser frequentadas por banhistas ou para permanecer na areia. Só está autorizada a ida para propósitos de pesca ou para a prática de esportes aquáticos.