InícioNACIONALBolsonaro veta uso obrigatório de máscara em presídios

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscara em presídios


source
Bolsonaro retificou lei que revoga obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais.
Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro retificou lei que revoga obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais.

O presitende Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nesta segunda-feira (6) uma retificação à lei sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras no país. São dois novos vetos: a obrigatoriedade em prisões e em estabelecimentos de cumprimento de medidas socioeducativas. Na última quinta-feira (2),  já havia sido vetado a obrigatoriedade do uso das máscaras em templos religiosos e estabelecimentos comerciais e industriais.

De acordo com a nova publicação, deixa de ser necessário também que lojas afixem cartazes informativos sobre o uso correto do equipamento e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro de órgãos, entidades e estabelecimentos.

Segundo mensagem publicada no Diário Oficial da União, a justificativa para a atualização da lei é que as determinações devem ser definidas por Estados e Municípios.

“Ocorre que a matéria já vem sendo regulamentada por normas do trabalho que abordam a especificidade da máscara e a necessidade de cada setor e/ou atividade, do modo que a proteção individual do trabalhador seja garantida, (…). Ademais, pela autonomia dos entes federados, caberá aos Estados e Municípios a elaboração de normas que sejam suplementares e que atendam às peculiaridades no que tange à matéria”, diz o texto.

Apesar da determinação federal, continua obrigatório o uso caso haja legislação estadual ou municipal que obrigue a utilização do equipamento , já que, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal, estes locais têm autonomia para adotar as medidas que acharem necessárias para combater a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA