InícioNACIONALAcorrentados há 70 horas, estudantes ocupam UFPB contra reitor de Bolsonaro

Acorrentados há 70 horas, estudantes ocupam UFPB contra reitor de Bolsonaro


source
Estudantes se acorrentaram em frente ao prédio da reitoria, na UFPB
Reprodução

Estudantes se acorrentaram em frente ao prédio da reitoria, na UFPB

Já dura mais de 70 horas a ocupação de estudantes na reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Acorrentados em frente ao prédio onde fica o Reitor, os estudantes protestam  contra a decisão arbitrária do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) de nomear o último colocado da lista tríplice, Valdiney Veloso Gouveia, como novo reitor da instituição. Ele teve apenas 5% dos votos dados por professores e alunos da Universidade.

Os estudantes, que iniciaram o protesto silencioso na última quinta-feira (5) logo após o anúncio feito pelo governo federal, têm recebido doações de água e comida de professores.

A ocupação foi batizada como “Ocupação Alph”, em homenagem a Alph, voz ativa do movimento estudantil da universidade, que foi encontrado morto com marcas de tiros em fevereiro.

Além da ocupação, um ato contra a nomeação de Valdiney reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade em frente à reitoria da instituição, na última quinta.

Estudantes estão há 3 dias ocupando reitoria da UFPB
Reprodução

Estudantes estão há 3 dias ocupando reitoria da UFPB

Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido por Bolsonaro para chefiar universidades e institutos federais. O presidente também nomeou nomes menos votados na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre outras.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA