Compartilhar

Mutirão de cirurgias de hérnia deve reduzir fila e fortalecer equipes cirúrgicas em Roraima

Publicado em: 06/12/2025 09:02

Entre segunda, 8, a sexta-feira, 12, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia, realizará um mutirão de cirurgias de hérnia que beneficiará pacientes do SUS e contribuirá para o aprimoramento das equipes cirúrgicas do Estado.

A Sociedade Brasileira de Hérnia, que enviará 14 cirurgiões voluntários vindos de vários Estados do Brasil para a realização de 70 procedimentos: serão 50 no HGR (Hospital Geral de Roraima) e 20 no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis.

O governador Antonio Denarium destacou que o mutirão representa uma ação de cuidado e responsabilidade social, trazendo alívio para quem aguarda há muito tempo por cirurgia.

“Muitas pessoas convivem por anos com dor e limitações por causa de uma hérnia. Quando o acesso ao procedimento é difícil, o problema piora e afeta a qualidade de vida. O mutirão existe para mudar essa realidade: reduz filas, garante atendimento rápido e devolve dignidade às pessoas”, afirmou.

O governador reforçou que o trabalho dos especialistas será totalmente voluntário, com infraestrutura fornecida pela Sesau, e que a iniciativa incluirá a capacitação de 14 médicos roraimenses.

“Além do atendimento direto à população, teremos troca de conhecimento e qualificação das nossas equipes. E mesmo com o mutirão, seguimos realizando as cirurgias eletivas normalmente”, completou.

O secretário adjunto da Sesau, Éder Ribeiro, destacou que a iniciativa integra a estratégia permanente de redução de filas e ampliação da capacidade cirúrgica do Estado.

“É uma de várias ações adotadas para melhorar a assistência. Com o mutirão, garantimos atendimento tanto na capital quanto no interior, com continuidade no acompanhamento aos pacientes”, afirmou.

Em Roraima existem cerca de 729 pacientes na fila para realizar a cirurgia de hérnia, segundo dados do SisReg (Sistema Nacional de Regulação). Destes 396 com hérnia inguinal, 199 com hérnia umbilical, 79 com hérnia incisional e 48 com hérnia epigástrica.

“Durante o período do mutirão, serão realizadas em média 18 cirurgias por dia, garantindo atendimento rápido e humanizado à população que aguarda o procedimento”, afirma o presidente da SBH, Gustavo Soares.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Faça um comentário