Museu da Imagem e do Som recebe Fórum Estadual de Museus, shows e lançamento de livro com roda de conversa
                3 de novembro de 2025 – 16:20
                                      #Fórum Estadual de Museus #LANÇAMENTO de livro #MIS #programação 
                            
Ascom MIS – Texto
Divulgação  – Fotos
            
Já a Galeria da Liberdade promove o percurso formativo Caminhos Ancestrais – Memória Negra no Ceará
O Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe nesta quinta-feira (6) uma parte da programação do 6º Fórum Estadual de Museus. A programação da semana ainda conta ainda com show de Calé Alencar e Lucio Ricardo na sexta (7) e lançamento de livro de Glória Diógenes no sábado (8). Já a Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo MIS, promove também no sábado (8) o percurso formativo Caminhos Ancestrais – Memória Negra no Ceará, onde serão visitados lugares de memória da população negra em Fortaleza. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.
6º Fórum Estadual de Museus
Na quinta-feira (6), o MIS recebe ao longo de todo o dia parte da programação do 6º Fórum Estadual de Museus. Principal evento do campo museal do estado, o Fórum tem neste ano o tema “Imaginar Museus: o futuro das memórias”. Realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), o evento tem como objetivo criar um espaço de troca para a construção coletiva de políticas públicas que fortaleçam os museus e os espaços de memória. As inscrições aconteceram ao longo do mês de outubro e já estão encerradas.
A programação no MIS inicia às 9h com a palestra “Diversidade e Políticas Afirmativas em Museus” (Programa Cientista Chefe da Cultura), com Alexandre Fleming, Sy Gomes e Francisco Erik da Silva. Em seguida, às 10h30, acontece a roda de Conversa “Museus, cultura afro-brasileira e resistência”, com Mestra Maria de Tiê (Museu Orgânico de Maria de Tiê), Adriano Almeida e Pai Neto Tranca Rua (Ponto de Memória Grande Bom Jardim). A mediação é de Nágila Gonçalves (Rede de Museus – CEPC). Às 14h, haverá a mesa-redonda “A importância do curso de graduação em Museologia no estado do Ceará”, com Jucieldo Ferreira Alexandre (UFCA), Anna Paula da Silva (UFBA) e Saulo Moreno Rocha. Às 15h30, acontece uma mesa de encerramento, apresentando os resultados dos painéis temáticos, e reunião aberta da Rede de Museus. Às 17h30, será a conferência de encerramento “Imaginar Museus: o futuro das memórias”, com Camila Wichers. Fechando o dia, haverá às 18h30 Sequência Raiz por Selecta Kelly Brown e, às 19h, Noite Cultural com o Grupo + Melanina.
Show Calé Alencar & Lucio Ricardo – Através da Voz Outra Vez

Na sexta-feira (7), às 18h, acontece na praça do MIS o show Calé Alencar & Lucio Ricardo – Através da Voz Outra Vez. Compondo a banda de apoio estarão Alan Kardec e Ronald de Carvalho (guitarras), Ricardo Pinheiro (bateria), Robson Gomes (teclado e acordeon) e Romualdo Filho (baixo). Através da Voz Outra Vez é mais um encontro de dois dos mais representativos artistas da cena musical cearense surgidos na década de 1970, trazendo releituras de criações de várias fases da carreira dos dois.
Bezoar do Tempo: Lançamento do livro “Mãe sem a outra” de Glória Diógenes

No sábado (8), às 17h30, acontece o lançamento do livro “Mãe sem a outra”, de Glória Diógenes. Na ocasião, haverá uma fala da autora mediada pela artista Marília Oliveira, do coletivo Bezoar do Tempo, que tem exposição homônima em cartaz no MIS até o dia 16 de novembro e reúne trabalhos da própria Marília e também de Dayane Araújo, Taís Monteiro e Luana Diogo. A conversa irá relacionar questões acerca do livro com a exposição Bezoar do Tempo e as relações entre memórias individuais e coletivas, narrativas íntimas e autofabulações.
Glória Diógenes é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório das Artes e das Juventudes(LAJUS) do Diretório de Pesquisa do CNPq. É líder e Membro-fundadora da Rede Luso-Brasileira de Pesquisadores em Artes e Intervenções Urbanas-R.A.I.U do Diretório de Pesquisa do CNPq. É membro fundadora da Rede Lusófona Todas as Artes, Todos os Nomes. É membro e coordenadora geral do Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS-UFC) e Membro da REAJ – Rede de Estudos sobre Experiências e Ações Juvenis. É Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Sócia efetiva do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará-UFC.
Percurso Formativo: Caminhos Ancestrais – Memória Negra no Ceará

Também no sábado (8), a Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo MIS, promove o percurso formativo Caminhos Ancestrais – Memória Negra no Ceará, conduzido por educadores da Galeria. Esta ação tem como objetivo explorar os lugares de memória da população negra em Fortaleza, refletindo sobre o direito à memória, promovendo um pensamento crítico sobre os espaços da cidade de Fortaleza que carregam as histórias de luta e resistência da população negra no Ceará. Entre os pontos de visitação estão a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada na Praça General Tibúrcio, conhecida como Praça dos Leões, construída no século XVIII como um espaço de sociabilidade e manifestações religiosas e culturais para a população negra, escravizada e liberta; e o Passeio Público de Fortaleza, localizado no coração da capital cearense, é um dos mais antigos e significativos espaços públicos da cidade. A atividade acontece das 14h às 17h, e o local de saída é o MIS. São ofertadas 25 vagas para pessoas acima de 16 anos e as inscrições devem ser feitas neste link.
Exposições no MIS
Na sala imersiva do MIS estão em cartaz “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, e “Avatara”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Bezoar do Tempo” (andar +2), em cartaz até o dia 16 de novembro; “Avatara” (andar -2); “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Serviço
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
6º Fórum Estadual de Museus
Data: 6 de novembro (quinta-feira)
Horário: 9h às 20h
Show Calé Alencar & Lucio Ricardo – Através da Voz Outra Vez
Data: 7 de novembro (sexta-feira)
Horário: 18h às 19h30
Local: Praça do MIS
Bezoar do Tempo – Lançamento do livro “Mãe sem a outra” de Glória Diógenes
Data: 8 de novembro (sábado)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Praça do MIS
Percurso Formativo: Caminhos Ancestrais – Memória Negra no Ceará
Data: 8 de novembro (sábado)
Horário: 14h às 17h
Ponto de encontro: MIS-CE
25 vagas. Inscrições neste link.
Classificação indicativa: a partir de 16 anos.
            
        
											
				