InícioMUNDOTrump planejou atacar instalações nucleares no Irã, diz jornal

Trump planejou atacar instalações nucleares no Irã, diz jornal


source
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Wikimedia Commons

Assessores de Trump convenceram o ainda presidente de consumar o ato

Faltando apenas dois meses para o fim de seu mandato como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump teria pedido a seus assessores informações para avançar em plano de ataque às instalações nucleares do Irã . As informações são do The New York Times.

De acordo com o jornal, Trump teria perguntado a vários conselheiros, incluindo o vice-presidente Mike Pence e o chefe das Forças Armadas, o general Mark Milley,” se tinha opções de adotar medidas contra a principal instalação nuclear do Irã nas próximas semanas”.

Os conselheiros, então, teriam convencido o presidente de desistir do ataque, alertando-o que uma ação do tipo poderia virar um conflito maior nas últimas semanas da sua presidência.

A hipótese foi levantada durante uma reunião no Salão Oval na quinta-feira (12), após relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) revelar que o Irã continua armazenando urânio.

Segundo o jornal, o foco do ataque era Natanz. O relatório da AIEA diz que as “reservas de urânio de Teerã eram 12 vezes maiores que o permitido pelo acordo nuclear que Trump abandonou em 2018”.

Acordo nuclear

Uma das decisões de Donald Trump como presidente foi deixar o acordo nuclear costurado por Obama  com diversas potências mundiais.  O objetivo do pacto era frear a expansão da capacidade nuclear do Irã.

À época, Trump alegou que Irã era o “principal Estado patrocinador do terrorismo”.

Fonte: IG Mundo

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA