InícioMUNDOTrump pede que eleitores votem duas vezes para testar sistema antifraude nos...

Trump pede que eleitores votem duas vezes para testar sistema antifraude nos EUA


source
homem falando em palanque
Spencer Platt/Getty Images

Presidente Donald Trump

Na enésima polêmica sobre o voto por correios , o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que os eleitores da Carolina do Norte votem duas vezes – uma presencial e outra por correio – para testarem o sistema antifraude no país.

“Deixem que eles enviem os votos e votem presencialmente, e se o sistema for tão bom quanto dizem, então obviamente eles não conseguirão votar. Se for contabilizado, eles poderão votar”, disse o mandatário nesta quarta-feira (02) ao canal “NBC News”, que o havia questionado se ele confiava no voto por correio no estado.

Assim como ocorre em outros locais, por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), os estados têm incentivado que as pessoas votem por correios e evitem as aglomerações tradicionais quando as urnas para voto físico abrirem.

No entanto, Trump acusa o sistema – que é gerido pelo seu próprio governo – de proporcionar “fraudes”. O presidente até tentou, através do presidente da empresa que gerencia o Serviço Postal, Louis DeJoy, implantar um plano de cortes de agências e funcionários. No entanto, o administrador voltou atrás por conta da pressão da sociedade.

Após a entrevista, o procurador-geral do estado da Carolina do Norte, Josh Stein, acusou Trump de incentivar os eleitores a cometerem um crime, já que a legislação proíbe que os cidadãos votem duas vezes.

“Hoje o presidente Trump escandalosamente encorajou os NCians [moradores da Carolina do Norte] a violar a lei para ajudá-lo a semear o caos em nossas eleições. Garanta seu voto, mas não vote duas vezes! Farei de tudo em meu alcance para garantir que a vontade do povo seja mantida em novembro”, escreveu em sua conta no Twitter.

Para as eleições do próximo dia 3 de novembro, as pesquisas eleitorais mostram que o republicano está atrás do seu concorrente, o democrata Joe Biden. As diferenças chegam até a 11% em alguns levantamentos.

Fonte: IG Mundo

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA