O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , anunciou nesta quinta-feira (10) que Israel e Marrocos concordaram em normalizar suas relações diplomáticas e afirmou que seu país reconheceu a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental.
“Hoje houve outro avanço histórico. Nossos dois grandes amigos Israel e o reino do Marrocos concordaram em reestabelecer relações diplomáticas plenas, uma grande conquista para a paz no Oriente Médio”, escreveu o republicano no Twitter.
O governo do Marrocos confirmou oficialmente a “retomada” das relações diplomáticas com Israel. Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, agradeceu Trump por “esta paz histórica e pelos enormes esforços feitos em benefício de Israel”.
O premiê ainda disse que, “em breve, haverá escritórios de ligação com Marrocos, depois delegações diplomáticas e voos diretos”. “Será uma paz muito calorosa, uma grande luz de paz”.
Além do acordo, Trump também anunciou que assinou uma proclamação que reconhece a soberania de Marrocos sobre o Saara Ocidental. O território é disputado entre Rabat e a chamada Frente Polisário, movimento que luta pela independência da região.
O rei marroquino, Mohammed VI, por sua vez, classificou o ato como “uma postura histórica”.
A questão da normalização das relações entre Rabat e Israel está em negociação desde fevereiro passado, quando o secretário de Estado dos EUA , Mike Pompeo, fez uma visita oficial a Marrocos.
Nos últimos meses, Bahrein e Emirados Árabes Unidos já tinham concordado em normalizar as relações com Israel, em uma conversa liderada pela Casa Branca, representada por Jared Kushner, genro e assessor de Trump.
Segundo Kushner, um novo acordo entre Arábia Saudita e Israel é uma “questão de tempo”.