Milhares de pessoas saíram sem máscaras às ruas de Londres, neste sábado (26), para protestar contra as medidas de isolamento social impostas pelo novo coronavírus. A Polícia Metropolitana de Londres (MET) entrou em confronto com os manifestantes para tentar dispersar a multidão.
Aglomerados em uma praça, os manifestantes carregavam uma variedade de placas, bandeiras e cartazes com a frase ” Nós não consentimos “.
A MET disse, no Twitter, que os manifestantes foram convidados a se retirar e avisados que qualquer pessoa que ficasse estaria sujeita a medidas coercivas . Em seguida, os policiais foram atingidos por garrafas, enquanto a multidão gritava “escolha o seu lado” para eles.
Os agentes usaram cassetetes para conter os manifestantes, deixando alguns com ferimentos visíveis . Pelo menos três deles e um policial receberam atendimento médico.
Por fim, a polícia removeu o equipamento de som da Trafalgar Square e vários manifestantes foram levados algemados .
A Met disse que esteve em contato com os organizadores do protesto ao longo da semana para lembrá-los de suas obrigações legais e explicar que os eventos poderiam violar os regulamentos de isolamento social. A polícia acrescentou que a fiscalização “continua sendo o último recurso, mas será realizada se necessário”.