Para Barack Obama , ex-presidente dos Estados Unidos, as políticas de Jair Bolsonaro e Donald Trump se assemelham na medida em que dão pouca relevância à ciência. As informações foram dadas pelo UOL .
Em entrevista ao programa Conversa com Bial , Obama disse que não queria dar uma opinião sobre Bolsonaro, porque não o conheceu. “Eu já tinha saído quando ele assumiu o cargo”, observou.
Apesar disso, o ex-presidente dos Estados Unidos comentou que há semelhanças entre os governos Bolsonaro e Trump .
“Posso dizer que, com base no que vi, as políticas dele, assim como as de Donald Trump, parecem ter minimizado a ciência da mudança climática”, declarou.
“Olhando para a pandemia , Donald Trump, assim como o Brasil, não deram ênfase para a ciência, e teve consequências para ele [Trump]”, complementou Obama.
Ele também comentou a declaração de Bolsonaro quanto ao posicionamento de Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, sobre a preservação da Amazônia. “Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora “, disse o presidente brasileiro.
“Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, haja uma oportunidade de redefinir essa relação . Sei que ele vai enfatizar que a mudança climática é real, que os Estados Unidos e o Brasil têm um papel de liderança a desempenhar. Sei que ele vai valorizar a ciência sobre a Covid-19, e o fato de que o vírus é real “, afirmou Barack Obama.