A estátua do ator, dramaturgo e poeta jamaicano Alfred Fagon foi vandalizada com uma substância semelhante a água sanitária na cidade de Bristol, na Inglaterra. O ataque ocorreu entre a noite de terça-feira (10) e a madrugada de quarta-feira (11).
Leia também:
- População derruba estátua de comerciante de escravos na Inglaterra; veja o vídeo
- Protesto antirracista reúne milhares de pessoas nas ruas de Londres
- Americanos seguem onda de protestos e derrubam estátuas nos EUA
O ator foi a primeira pessoa negra a ter uma estátua na cidade. O monumento foi erguido em 1987, quando completou um ano de sua morte.
Internautas especulam que o ataque foi uma resposta aos atos do movimento “Black Lives Matter”, que vêm derrubando estátuas de figuras históricas consideradas racistas e escravagistas. Uma delas foi a de Edward Colston, um filantropo que traficava escravos no século 18. Manifestantes derrubaram o monumento e levaram para o rio no último domingo (7), em Bristol.
Em Londres, manifestantes também picharam a frase “[Winston Churchill] era um racista” em uma estátua erguida em homenagem ao ex-primeiro ministro da Grã Bretanha na última segunda-feira (8).
Nas redes sociais, algumas pessoas destacaram simbolismo do busto ter sido atacado com alvejante, com o possível intuito de embranquecê-lo.
Manifestações antirracistas vem tomando conta das ruas ao redor do mundo desde o assassinato de George Floyd , um homem negro de 46 anos que foi sufocado por nove minutos pelas pernas de um policial branco enquanto dizia “eu não consigo respirar”.