Na última segunda-feira (12), o secretário de estado da Califórnia, Alex Padilla, e o advogado-geral Xavier Becerra ordenaram que o Partido Republicano remova as urnas falsas que foram instaladas em Los Angeles, Orange County e Fresno County. As informações foram dadas pelo Yahoo .
Padilla disse que recebeu imagens que mostram urnas rotuladas como “oficiais” , embora não tenham sido instaladas pelas autoridades eleitorais.
“Enganar os eleitores é errado, independente de quem faça”, declarou Padilla ao ressaltar que as urnas falsas são ilegais.
Ele e Becerra aconselharam que os eleitores que depositaram o voto nas urnas erradas contatem o site de votação da Califórnia .
Os republicanos alegam que essa é apenas uma forma de “coleta de votos” , prática que permite que voluntários, organizações ou trabalhadores de campanha coletem cédulas e as entreguem no ponto eleitoral do condado.
O Partido Republicano sinalizou que deve retirar a palavra “oficial” das urnas, mas não irá cumprir a ordem de Padilla e Becerra.
“Se eles [republicanos] se recusarem a obedecer, então é claro que consideraremos todas as nossas opções legais”, disse Padilla.