Mais uma restauração de arte desastrosa viralizou na internet nos últimos dias. Um colecionador de obras no município de Valência, na Espanha, contratou, segundo o site local eldiario.es divulgou nesta segunda-feira (22), um restaurador de móveis por 1.200 euros para limpar uma cópia da famosa pintura Imaculada do pintor barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo. O resultado foi trágico.
Leia também:
- Urso corre atrás de homem em busca de sorvete na Rússia; assista
- Milionário vai dar primeira festa sexual com distanciamento social
- “Aquaman” do crime: foragido pula em lagoa para fugir da polícia; veja o vídeo
O restaurador de móveis, que estava acostumado a cuidar de objetos e espelhos, deixou o rosto da jovem retratada desconfigurado. Após o susto ao ver a restauração , o colecionador tentou ele mesmo resolver o desastre artístico – o que também não foi bem-sucedido.
Agora, o colecionador afirma que contratou um profissional para tentar salvar a cópia da Imaculada .
Veja as etapas da restauração:
Un coleccionista particular de Valencia encargó a un restaurador de muebles la limpieza de una copia de una de las famosas Inmaculadas de Murillo.
Este es el resultado del Ecce Homo valenciano. Viva el vino. pic.twitter.com/BewzSDgtf9
— Kikolo (@kikolo777) June 19, 2020
O caso viralizou na internet e chegou até a ser comparado com o uso do aplicativo FaceApp , que muda o gênero da pessoa – transformando figuras femininas em masculinas e masculinas em femininas:
FaceApp… pic.twitter.com/5bcH2adAaf
— numbereightball (@numbereightball) June 22, 2020
Ele também foi comparado a outro caso de restauração catastrófica na Espanha. Em 2012, na cidade de Borja, uma idosa de 80 anos chamada Cecilia Giménez tentou restaurar a obra Ecce Homo , de Elías García Martínez, que reproduz a imagem de Jesus Cristo.
Ela ficou chateada que a obra estava descascando e tentou arrumá-la por conta própria. Apesar da boa intenção, a restauração também ficou longe do ideal: