InícioMUNDODecisão que isenta negros do uso obrigatório de máscara gera polêmica nos...

Decisão que isenta negros do uso obrigatório de máscara gera polêmica nos EUA


source
Máscara
Pixabay

Segundo autoridades, medida seria para a própria proteção das pessoas negras do condado

Uma decisão tomada pelo condado de Lincoln, localizado no estado norte-americano do Oregon, gerou polêmica nos EUA após a divulgação do texto, que isenta a população negra do uso obrigatório de máscara em meio à pandemia do Covid-19 .

Segundo informações do jornal New York Post, a medida foi tomada pela autoridades de saúde para evitar que eles sejam confundidos com criminosos , algo que é recorrente nos EUA , principalmente quando utilizam algum tipo de acessório no rosto ou cabeça.

A controversa medida, elaborada por autoridades de saúde, define que todos os cidadãos do condado devem utilizar máscaras de proteção quando estiverem na rua, além de manter distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Já a população negra fica isenta para evitar qualquer tipo de episódio de racismo ou preconceito que poderia surgir pelo uso do acessório.

Porém, associações e entidades que lutam pelos direitos dos afroamericanos apontaram que a decisão é mais racista do que os episódios que tenta evitar. Ativistas ressaltaram, inclusive, que a não obrigatoriedade coloca os negros ainda mais em risco.

“Para muitos negros, a decisão de usar ou não uma máscara em público para se proteger do novo coronavírus é muito complicada porque pode trazer graves consequências, independentemente da escolha feita. Com a máscara, eles correm o risco de serem atacados, presos ou mortos. Sem ela, também”, afirmou ReNika Moore, diretora do Programa de Justiça Racial da ACLU, em entrevista à CNN.

“Este é exatamente o estereótipo do homem negro criminoso definido pela sociedade: alguém que esteja com o rosto coberto. Basicamente, o uso de máscara faz com que essa pessoa pareça perigosa e se encaixe na típica descrição feita de um suspeito “, lamenta Trevon Logan, professor de economia na Universidade de Ohio State.

O condado de Lincoln, que tem quase 50 mil habitantes e população predominantemente branca, é um dos primeiroa a isentar negros do uso de máscaras, assim como pessoas com deficiências ou condições médicas cuja respiração seria dificultada pelo acessório e crianças menores de 12 anos.

Fonte: IG Mundo

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA