O vestido que Amy Winehouse usou em seu último show, em 2011, em Belgrado na Sérvia, foi leiloado este final de semana, no valor de $ 243.200 dóláres – o equivalente a R$ 1,3 milhão. O vestido verde e preto, que foi desenhado pela estilista de Winehouse, Naomi Parry, inicialmente esperava arrecadar entre $ 15 mil e $ 17 mil dólares (cerca de R$ 95 mil).
Junto com o vestido com estampa de bambu, mais de 800 vestidos, sapatos e joias da cantora britânica foram vendidos por cerca de US $ 4 milhões nos leilões de Julien. Todos os itens foram usados por ela em algum momento da sua carreira, que acabou quando ela tinha 27 anos, por intoxicação por álcool – um mês depois do seu último show.
A designer disse ao The Post que sentiu tristeza ao ver o vestido, pois ele foi feito para marcar o retorno de Amy depois de um mês internada em uma clínica de reabilitação. “[O vestido] era para ser o começo de algo novo e seguir em frente. Ela estava indo muito bem. Passou de simbolizar algo novo e excitante para a devastação absoluta”, disse Perry.
Darren Julien, CEO da Julien’s Auctions, divulgou um comunicado após o leilão, classificando o evento como um “grande sucesso. Seus itens provaram ser altamente colecionáveis não apenas entre seus fãs e museus, mas também colecionadores de memorabilia da cultura pop e esperamos que seus artefatos aumentem de valor ao longo dos anos.”
Diversos itens do leilão serão exibidos no Museu de Design de Londres a partir de 26 de novembro para a exposição “Amy: Além do Palco”. Os licitantes vão receber seus itens comprados logo após o término.