Compartilhar
MPRS retoma Grupo Reflexivo de Gênero em Venâncio Aires
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio de convênio com o Conselho da Comunidade de Assistência ao Apenado, conseguiu rearticular em agosto deste ano o Grupo Reflexivo de Gênero em Venâncio Aires. A iniciativa, coordenada pelo promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto, atende atualmente cerca de 25 homens denunciados por violência doméstica.
Os encontros ocorrem semanalmente no auditório do Ministério Público e são conduzidos por uma psicóloga e uma assistente social. O objetivo principal é promover a reflexão e a construção de novos modelos de relacionamento, baseados no respeito e na não violência.
Todos os participantes foram encaminhados ao grupo por determinação do Poder Judiciário, após denúncias feitas por suas atuais ou ex-companheiras. Eles devem participar de seis encontros consecutivos, realizados às segundas-feiras. O não comparecimento ou a desistência antes da conclusão das sessões resulta em um relatório encaminhado à Justiça.
“A rearticulação do Grupo Reflexivo de Gênero representa um passo importante na promoção da justiça restaurativa e na prevenção da reincidência em casos de violência doméstica”, destaca Pedro Rui.
