Compartilhar

MPRS reforça importância do Programa Família Acolhedora na Feira do Livro de Porto Alegre

Publicado em: 13/11/2025 19:00

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou, nesta quinta-feira (13), de uma ação especial na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre para divulgar o Programa Família Acolhedora. A iniciativa é da Prefeitura da Capital, em parceria com o MPRS e a Rede Calábria.

No estande da prefeitura, foram distribuídos materiais informativos sobre o funcionamento do programa. Profissionais da área social e famílias acolhedoras conversaram com os visitantes, esclarecendo dúvidas e incentivando novas adesões.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Carla Souto destacou a necessidade de ampliar a participação: “Hoje existem cerca de 750 crianças e adolescentes em acolhimento institucional na Capital, e apenas 15 famílias no programa, com 12 crianças acolhidas neste momento. Por isso, é fundamental que mais pessoas se engajem e abram as portas de suas casas.”

O Programa Família Acolhedora oferece um lar provisório e seguro para crianças e adolescentes afastados da família de origem por medida de proteção ou que aguardam adoção.

Entre as famílias que compartilharam experiências na Feira do Livro estão Sheila Rieffel e Joveni Pereira da Silva. Sheila, que já acolheu três crianças e atualmente cuida de um menino de três anos, afirmou: “Acolher é um ato de amor e empatia. A gente pensa que está ajudando uma criança, mas, na verdade, é ela quem transforma a nossa vida todos os dias.”

Em funcionamento há seis anos na Capital, o programa acompanha integralmente as famílias e as crianças envolvidas. A Rede Calábria é responsável pela preparação, capacitação e acompanhamento das famílias acolhedoras, garantindo um processo seguro e afetivo para todos os participantes.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário