InícioMINISTÉRIO PÚBLICO DFMPDFT participa de webinar sobre políticas públicas de prevenção ao feminicídio

MPDFT participa de webinar sobre políticas públicas de prevenção ao feminicídio


Integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participaram nesta quinta-feira, 5 de novembro, do webinar “Fatores de risco presentes em casos de feminicídio consumado no Distrito Federal em 2016 e 2017: indicativos para construção de políticas públicas de prevenção”. O seminário virtual foi promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e foi destinado aos membros e servidores do Ministério Público, integrantes de Rede de Atendimento às Mulheres e à comunidade em geral. A iniciativa foi transmitida pelo canal da instituição de ensino no YouTube.  

Os resultados obtidos pela pesquisa científica “Feminicídios no Distrito Federal 2016-2017” foram a pauta do webinar. Com base nos estudos, os palestrantes debateram como o Poder Executivo e o Sistema de Justiça, enquanto integrantes da rede de proteção à violência de gênero, podem se aperfeiçoar para prevenir o feminicídio no DF. 

Com foco na prevenção e nas medidas que podem ser adotadas por todos os entes da Rede de Proteção às Mulheres para evitar mais mortes, os participantes extraíram e debateram alguns exemplos de processos judiciais de crimes e os registros de saúde dos familiares das vítimas.  

A pesquisa, que contou com subsídios da ESMPU, foi coordenada pelo promotor de Justiça do MPDFT, Thiago Pierobom de Ávila e contou com cinco pesquisadoras. Três são servidoras do MPDFT, Thais Quezado Magalhães, Cátia Betânia Chagas, Elaine Novaes Vieira e duas integram os quadros da Secretária de Saúde do GDF, a médica Andrea de Zappa Passeto e a psicóloga Marcela Novais Medeiros.  

“Esta pesquisa é inédita no contexto brasileiro, ao correlacionar os perfis dos casos de feminicídio com as possíveis políticas de prevenção. É essencial aprender com as mortes já ocorridas, para que outras mortes de mulheres possam ser evitadas”, explicou o promotor Thiago Pierobom de Ávila.

 

A coordenadora do Núcleo de Gênero do MPDFT, promotora de Justiça Mariana Távora participou do evento como mediadora. Ela contribuiu com o estudo por meio da parceria logística ofertada pelo Núcleo que coordena. “Estudos científicos como o apresentado hoje são fundamentais para subsidiar a atuação do MPDFT na indução de políticas públicas de prevenção à violência contra as mulheres, baseada no gênero”, finalizou.  

Participam do webinar a professora e pesquisadora Débora Diniz Rodrigues, que atuou na pesquisa por meio de supervisão externa; e a Drª Eugênia Villa, Delegada de Polícia e ex-secretária de Segurança Pública do Estado do Piauí, que trouxe insumos de sua experiência profissional e acadêmica no tema do feminicídio para o debate acerca dos resultados da pesquisa.

Fonte: MP DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA