InícioMINISTÉRIO PÚBLICO DFEncontro sobre proteção eletromagnética reúne especialistas do Brasil e do exterior

Encontro sobre proteção eletromagnética reúne especialistas do Brasil e do exterior


Durante quatro dias, os participantes debateram formas de proteção e redução de riscos. Confira como foram as sessões temáticas

O I Encontro Brasileiro de Proteção Eletromagnética, realizado de 1 a 4 de dezembro, teve em sua organização a participação da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema/MPDFT). O evento virtual teve como tema “Cidades saudáveis e sustentáveis: poluição eletromagnética e vulnerabilidade”. Durante o encontro, foram debatidas formas de proteção e redução dos riscos à saúde causados pela poluição eletromagnética.

Especialistas nas áreas jurídica, ambiental e de saúde participaram de quatro sessões temáticas. No primeiro dia, o tema apresentado foi “Comunicações móveis e a Saúde”, com os convidados: Cláudio Fernández, que é professor pesquisador em Eletrônica pelo IFRS, e da médica  pela UFCSPA Geila Vieira e Adilza Dode, que é pós-doutora em Poluição Ambiental e Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos. A mediação foi feita pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS Álvaro Salles. 

O assunto do segundo dia foi “Edificações Saudáveis”. O engenheiro Eletrotécnico da ISEP Portugal Eugênio Lopes participou da mesa com a arquiteta pela  Universidade Politécnica de Madrid Silvia de Santos García e com o presidente da empresa Breathing Easy Building Biology Consultoria Ambiental, Robert Steller. O arquiteto e urbanista, doutorando na UFPR Ormy Hütner Jr, foi o responsável pela mediação. 

O promotor de Justiça Roberto Carlos Batista foi o mediador da sessão “Direito brasileiro”, além de apresentar um quadro do direito nacional sobre o assunto, no terceiro dia do evento. Participaram da mesa  as convidadas  , doutora em Direito e  Procuradora de Justiça do MPRS, Ana Maria Marchesan, e a doutoranda em Direito pela UFSC,  Isabele Bruna Barbieri. Para o promotor de Justiça, o encontro atingiu os objetivos a que se propôs. ” O evento foi consistente  em chamar a atenção dos estudiosos,  da sociedade civil organizada e dos cidadãos, da importância e gravidade do tema,  que pauta a contemporaneidade com o incremento do uso das tecnologias . O resultado prático foi a possibilidade de se criar um fórum nacional dedicado à matéria. Além disso, já se está planejando o segundo congresso nacional para 2021. O assunto é há muito tratado no MPDFT, inclusive existe um inquérito civil em trâmite na 1ª Prodema que se ocupa da matéria”.

No último dia, os convidados se dedicaram a falar sobre a importância da “Articulação e Ação Popular”. Participaram da mesa, a pesquisadora e autora do livro “Saúde e Ambiente, em busca do equilíbrio da energia vital”, Marileia G. Zanette, a farmacêutica-bioquímica formada pela UFRGS e conselheira da Agapan Ana Maria Valls e o doutor em Ciências Ambientais pela UNESC José Carlos (Zeca) Virtuoso. A mediação ficou com Fabiano Lause, da Campanha SlowPhone.

Para assistir na íntegra, clique nos links abaixo:

Palestra de abertura 

Mesa 1 – Comunicações Móveis e Saúde l 1º Encontro Brasileiro de Proteção Eletromagnética

Mesa 2 – Edificações Saudáveis

Mesa 3  – Direito Brasileiro

Mesa 4 – Sociedade Civil em Ação

Fonte: MP DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA