InícioMINISTÉRIO PÚBLICO DFEducação e Desenvolvimento Corporativo: MPDFT promoveu 367 ações de treinamento no primeiro...

Educação e Desenvolvimento Corporativo: MPDFT promoveu 367 ações de treinamento no primeiro semestre


.
<!– Social Share Buttons | Powered by Web Agency –>

<!– Social Share Buttons | Powered by Web Agency –>

Instituição se adaptou à necessidade de isolamento e realizou 94% das atividades de capacitação a distância. Cerca de 4 mil pessoas participaram dos treinamentos, cursos e palestras oferecidos pela Secor

Os integrantes do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) estão em teletrabalho há quase cinco meses. Mudou a forma, mas membros e servidores continuam a exercer as suas atividades de maneira remota. As ações de capacitação e treinamento, tanto para o público interno como para o externo também precisaram se adaptar. Tudo agora é feito nas modalidades a distância e telepresencial pelas plataformas disponíveis no mercado.

Até a primeira quinzena de agosto, a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor), unidade do MPDFT responsável pela capacitação profissional dos integrantes do MPDFT e pelas atividades educativas destinadas ao público externo, promoveu 367 ações de treinamento, 355 para o público interno e 12 para o externo, num total de 5,6 mil horas e quase 4 mil pessoas capacitadas. Isso só foi possível porque 94% das atividades foram realizadas de maneira virtual. Para a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, o resultado foi obtido graças ao aprimoramento de processos que permitiram ações nesse sentido. “Trata-se de uma tendência fortalecida durante pandemia, período que exigiu, mais que nunca, a atuação ininterrupta e intensa do MPDFT”.

A unidade ofertava cursos na modalidade a distância (EaD) e presencial, mas teve de adaptar todas as atividade para o meio virtual durante a pandemia. Em 2019, 50% das atividades foram nessas modalidades. Foram realizadas 584 ações de treinamento: 550 para o público interno e 34 para o externo, com 5,3 mil pessoas capacitadas e 9,6 mil horas de cursos.

A estreia ao vivo ocorreu com um evento de médio porte: o seminário virtual “Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) – um novo caminho para Justiça Criminal”, realizado no final de junho para 250 integrantes do MPDFT. Os palestrantes utilizaram a plataforma Zoom e os participantes acompanharam o evento pelo canal da Secor no YouTube.

“Tudo isso foi possível porque temos uma equipe muito dedicada. No início, o desafio foi grande. Estávamos num período de experimentação e trocamos as rodas com o carro em movimento. Hoje temos um fluxo de trabalho, sabemos o que dá certo e o que não dá, por isso temos ampliado a oferta”, explica a Secretária de Educação e Desenvolvimento Corporativo, Claudia Ramos.

Público externo

Há dez anos, o MPDFT realiza o encontro presencial “Valorize a vida no trânsito” sobre responsabilidade pessoal e mudança de atitude voltada para autores de infrações de trânsito em fase de suspensão condicional do processo, transação penal ou acordo de persecução penal. Este ano, houve a primeira edição virtual, que contou com a participação de 743 pessoas.

Desde julho, são promovidos webinários pela Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à mobilidade. O objetivo é debater com a sociedade temas como acessibilidade e mobilidade urbana, transporte público coletivo e mobilidade ativa em tempos de pandemia.

Quatro cursos EaD estão disponíveis para a comunidade até dezembro: “Gestão do tempo”, com carga horária de 20h; “Gestão de conflitos” com 10h; “Criança e tecnologia”, com 2h; e “Ciberespaço: desafios e oportunidades”, com 15h. Para se inscrever, basta acessar o endereço https://www.mpdft.mp.br/ead/. É necessário informar nome completo, CPF (utilizado como senha no primeiro acesso), e-mail e telefone.

Fonte: MP DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA