InícioMINAS GERAISUtramig é a única instituição de Minas em projeto piloto do MEC

Utramig é a única instituição de Minas em projeto piloto do MEC


Utramig é a única instituição de ensino de Minas Gerais a participar do “Projeto piloto: Qualifica Mais”, do Ministério da Educação (MEC). A fundação vai oferecer 532 vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada (FIC) com foco na inserção dos alunos no mercado de trabalho.

As inscrições para os cursos podem ser feitas até o dia 11/4, por meio da página da Plataforma Edulivre. As formações são voltadas, prioritariamente, a jovens trabalhadores de até 29 anos. As aulas estão previstas para começar em maio. 

Na primeira chamada, a Utramig oferece, de forma gratuita, os seguintes cursos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), com duração aproximada de cinco meses e carga horária total de 200h:

·         145 vagas Programador web

·         283 vagas Programador de sistemas

·         104 vagas Programador de dispositivos móveis

O interessado deve fazer o cadastro e completar a Trilha de Aprendizagem Qualifica Mais, que traz informações sobre os cursos, sobre o mercado de trabalho relacionado e contém exercícios sobre os conteúdos apresentados. O resultado dos participantes da Trilha de Aprendizagem será divulgado no dia 15/4.

A presidente da Utramig, Patrícia Braga Soares e Silva, ressalta que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos reforça a importância da fundação para o  mundo do trabalho em Minas Gerais. “A Utramig é uma referência na execução de programas federais de educação profissionalizante porque alia conteúdos técnicos, sensibilidade e responsabilidade social a uma efetiva e eficiente gestão dos recursos públicos”, afirma.

Patrícia Braga reforça que, mesmo em meio à pandemia, a Utramig não interrompeu suas atividades, buscando formas de levar a educação profissionalizante às casas dos possíveis alunos. “Nossa equipe se desdobrou, não só para continuar remotamente as aulas dos cursos já iniciados, como também para oferecermos mais de mil vagas divididas entre cursos técnicos e de qualificação de curta duração. Por isso, o MEC viu na Utramig uma parceira para esse projeto piloto”, enfatiza a gestora. 

Cursos 

Programador de Sistemas: Desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas, de acordo com metodologia e técnicas adequadas, visando atender aos objetivos estabelecidos quanto a qualidade, custos, prazos e benefícios. A formação também vai abordar a racionalização e a automatização de processos e rotinas de trabalho.

Programador Web: Programação, codificação e teste de sistemas, sites e portais voltados ao ambiente da internet. Manutenção e correção de sistemas visando atender às necessidades dos usuários. Montagem, depuração e testes de programas já desenvolvidos.

Programador de Dispositivos Móveis: Programação, codificação e teste nas plataformas Android/iOS. Desenvolvimento de softwares e recursos para dispositivos móveis, que podem englobar desde sistemas extranet e intranet, até aplicativos, de acordo com as necessidades da empresa ou do cliente.

Além dos conteúdos específicos de cada curso, serão oferecidos, também, conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, com objetivo de auxiliar o aluno na entrada e na permanência em empregos no mercado de trabalho formal.

Edulivre

A plataforma Edulivre é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Sesi e Unesco são parceiros da Secretaria de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia e apoiadores da ação Qualifica Mais do governo federal.

Para mais informações, visite o site: utramig.mg.gov.br

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA