InícioMINAS GERAISSemana Florestal 2021 tem programação até sexta-feira (23/9)

Semana Florestal 2021 tem programação até sexta-feira (23/9)

Está em andamento em Minas Gerais a Semana Florestal 2021, com o tema “Conservação, inovação e restauração florestal”. Seminários virtuais, palestras técnicas e ações de conscientização ambiental estão entre os destaques, além da inauguração de um novo núcleo regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Conselheiro Lafaiete, região Central do estado, e uma edição especial do Sisema ComCiência. (clique aqui para conferir a programação completa).

Dois seminários virtuais – transmitidos pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube – marcaram o conteúdo programado para esta terça-feira (21/9). Pela manhã, o uso de Sistemas Agroflorestais Sucessionais (SAFSs) como estratégia de recuperação das áreas de passivo ambiental foi discutido pelo coordenador nacional e cientista-chefe do Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (Icraf), Andrew Miccolis. Já no período da tarde, o assunto foi o Programa de Regularização Ambiental (PRA), em webinar com participação de representantes do IEF e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Abertura

Nessa segunda-feira (20/9), um seminário virtual abriu oficialmente a Semana Florestal 2021, com o tema “Blockchain e a Inovação no Serviço Público”, também transmitido pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube. A gerente de Inovação Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vanessa Almeida, apresentou benefícios da tecnologia blockchain e suas principais utilizações na gestão de dados públicos. Em seguida, o arquiteto de software da Prodemge, Carlos Santos Mendes, mostrou como o blockchain pode apoiar na rastreabilidade das cadeias produtivas reguladas pelo Governo do Estado e sua aplicação específica na cadeia do carvão vegetal.

No evento de abertura, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou a importância das florestas no combate às variações do clima e desequilíbrio ecossistêmico. “Restauração florestal e redução do desmatamento são ações-chave para o combate às mudanças climáticas. Para que não tenhamos crise hídrica ou eventos hidrológicos extremos, precisamos preservar nossas florestas”, salientou.

A diretora-geral do IEF, Maria Amélia Matos, na sequência, destacou a recente implantação do MG Florestas. Disponibilizado em agosto deste ano, no Portal EcoSistemas, o sistema de gestão florestal é considerado inovador por utilizar blockchain, tecnologia de validação que garante maior segurança ao trânsito e rastreamento de dados.

“Essa tecnologia é uma inovação crescente, tanto no Brasil quanto no mundo, e está sendo utilizada de forma pioneira no Sisema, reforçando o nosso compromisso constante com a inovação e praticidade dos serviços prestados ao cidadão mineiro”, disse.

Também estiveram presentes na abertura dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e coordenadora estadual de Defesa da Fauna, Luciana Imaculada de Paula, o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Roberto Reis, e o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Lara.

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA