InícioMINAS GERAISSEI!MG alcança marca de 20 milhões de documentos

SEI!MG alcança marca de 20 milhões de documentos


O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG) registrou, no fim de novembro, total de 20 milhões de documentos em sua base de dados. Deste total, 10 milhões foram gerados nos últimos nove meses, o que representa recorde de utilização da ferramenta.

A marca histórica é alcançada no período de pandemia, quando aproximadamente 80% dos servidores do Governo do Estado estão exercendo as atividades em regime parcial ou integral de teletrabalho. O registro revela, ainda, aumento considerável na utilização da plataforma.

Sistema

Fundamental para a tramitação de processos, o SEI!MG disponibiliza ao usuário uma série de funcionalidades administrativas, garantindo economia, sustentabilidade, eficiência e segurança no envio e recebimento de documentos internos e externos.

“A atual gestão tem se empenhado para conter a grave crise financeira enfrentada pelo Estado. Por isso, todas as iniciativas que geram economia e que, em contrapartida, resultam em eficiência e bons resultados, devem ser comemoradas e incentivadas”, ressalta o diretor central de Governança e Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fabrício Salum. 

Segundo Salum, a geração eletrônica de documentos representou economia de 130 milhões de folhas de papel. Para se ter ideia, essa quantidade é o mesmo que 37,6 mil quilômetros de folhas enfileiradas, traçando a rota de ida e volta de Belo Horizonte a Tóquio.

Para o meio ambiente, foram cerca de 5.800 árvores poupadas. Além disso, em termos de economia, é importante destacar que o governo também economizou 80% com impressão e 70% com materiais de escritório, na comparação com 2017 – ano de implantação do sistema.

Atualmente, a ferramenta é utilizada por aproximadamente 75 mil usuários de 70 instituições, além de 60 mil usuários externos que trocam processos e informações com mais celeridade e segurança. O SEI!MG também está disponível para download, gratuitamente, para os sistemas operacionais Android (Google Play) e iOS (App Store), facilitando o acesso aos recursos oferecidos pela plataforma.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA