Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025
InícioMINAS GERAISSede abre consultas públicas no segundo processo de revisão tarifária da Gasmig

Sede abre consultas públicas no segundo processo de revisão tarifária da Gasmig

Governo de Minas lançou processo de consulta pública sobre a segunda revisão tarifária periódica da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). De 3/9 até 17/9, a sociedade poderá enviar suas contribuições para a determinação da taxa de custo de capital a vigorar no próximo ciclo tarifário da concessionária. 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) ainda fará uma segunda consulta pública, prevista para o período de 23/12/2021 a 6/1/2022, referente à receita requerida no próximo ciclo tarifário. Sugestões e opiniões devem ser enviadas para o e-mail rtp@desenvolvimento.mg.gov.br. Mais informações estão disponíveis neste link.  

Como a revisão tarifária tem implicações no preço pago pelos consumidores de gás natural canalizado, as consultas públicas são uma oportunidade para o envio de sugestões. Todos podem participar, incluindo consumidores atuais e futuros de gás natural, além de comercializadores do produto, uma vez que o serviço da Gasmig atende aos segmentos residencial, comercial, veicular, industrial, dentre outros.

Transparência e publicidade

Após as consultas públicas, será possível finalizar o processo de revisão e determinar o novo reposicionamento tarifário da Gasmig. Como reguladora da distribuição de gás natural canalizado em Minas Gerais, a Sede preza pela manutenção da modicidade tarifária e equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

“Não se pode afirmar se a tarifa vai subir ou descer até a conclusão de todo o processo de revisão tarifária, que se concentra em análises e determinação da futura margem de distribuição da Gasmig a vigorar nos próximos cinco anos”, afirma o diretor de Energia da Sede, Pedro Oliveira de Sena Batista. Ele ainda lembra que os custos de distribuição de gás e os impostos não são objetos da revisão tarifária que está em curso.

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA