InícioMINAS GERAISSecretaria de Saúde agiliza ações de resposta para ocorrências de chuva

Secretaria de Saúde agiliza ações de resposta para ocorrências de chuva

As chuvas intensas que têm atingido diversas regiões de Minas Gerais preocupam quanto às consequências para a saúde pública no estado. Seja pelo crescimento de casos de doenças transmitidas pela presença de agentes infecciosos na água, como leptospirose, diarreia e hepatite A, seja pela perda de medicamentos ou inundação de estruturas, os 853 municípios mineiros podem agora notificar a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio de um formulário on-line, para que o governo possa atuar via Unidades Regionais de Saúde (URS). Há atualmente 341 municípios mineiros em estado de emergência em função do período chuvoso.

“A ideia é que o município preencha esse registro toda vez que tiver um evento desses e possamos identificar os riscos à saúde humana, como a necessidade de transferência de pacientes acamados, unidades de saúde comprometidas, identificar casos ou surtos de determinada doenças e a perda de medicamentos”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde ambiental da SES-MG, Bruna Tourinho.

A coordenadora destaca que a medida se soma ao plantão telefônico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), que pode ser acionado pelas regionais e cidades mineiras, como uma forma de facilitar e agilizar a ação estadual diante dessas ocorrências.

A partir das notificações, a SES-MG consegue agir, como no caso do envio de hipoclorito de sódio a 2,5%, para o tratamento da água para consumo humano ou a distribuição de kits de medicamentos e insumos médicos.

Os pacientes dos municípios atingidos que precisam de transferência aérea para hospitais de outras cidades são avaliados pela Central de Regulação da SES-MG e transportados por helicópteros do Corpo de Bombeiros. “Nossa intenção é trabalhar a partir da integração com os outros órgãos estaduais”, frisa a coordenadora. 

A SES-MG compõe o Grupo Estratégico de Resposta (GER), coordenado pela Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) para articular as ações que envolvem também a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Para auxiliar na orientação às 28 regionais, a SES-MG atua continuamente no Programa de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), e realiza consultas diárias a alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a avisos meteorológicos e alertas de enchentes do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), informações que, por sua vez, são repassadas às URS para que as ações possam se antever aos problemas. 

A Secretaria de Estado de Saúde participou ainda da elaboração do Decreto CIB/SUS 3.580/2021, que aprova o incentivo financeiro complementar e as diretrizes para a elaboração de Planos Municipais de Preparação e Resposta ao período chuvoso.

Orientação

A população também pode encontrar orientações para problemas comuns em regiões atingidas no hotsite www.saude.mg.gov.br/alertachuva, em que há recomendações para fazer limpeza de caixas d’água e de residências inundadas, assim como a identificação de sintomas de doenças provocadas pelo comprometimento das redes pluviais e contato com água contaminada, além dos cuidados para evitar a presença de animais peçonhentos, que buscam refúgio em locais secos, muitas vezes dentro das casas.

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA