InícioMINAS GERAISReforço Escolar tem adesão de alunos que tiveram dificuldades no ensino remoto

Reforço Escolar tem adesão de alunos que tiveram dificuldades no ensino remoto

Um trabalho pedagógico mais individualizado, focado nas necessidades do estudante e uma metodologia de ensino mais dinâmica e interativa são características das aulas do programa de Reforço Escolar, ministrados na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Com aulas extras, o aluno tem a oportunidade de ter um acompanhamento mais próximo do professor e tirar dúvidas sobre os conteúdos.

No segundo semestre deste ano, a iniciativa é direcionada aos alunos da rede estadual de ensino que estão no 6º ou no 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio, que estão em progressão continuada e apresentaram aproveitamento inferior a 60% em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro bimestre; ou que desistiram da escolarização, mas voltaram este ano na campanha de busca ativa. Esses estudantes terão a oportunidade de recuperar habilidades ainda não consolidadas. 

Ao todo, serão oferecidas cerca de 150 mil vagas para o Reforço Escolar nesse segundo momento de formação de turmas do programa. “Nosso foco são estudantes que, para vencer o ano de escolaridade de 2021, precisam de suporte. Daí a importância de participar do reforço: nas aulas extras os professores desenvolvem um trabalho mais próximo e focado nas necessidades do aluno”, explica a superintendente e Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Barbosa.

Participação

Para participar da iniciativa é necessário entrar em contato com o diretor da unidade de ensino. As escolas também estão se organizando e buscando as famílias para explicar como funcionará o reforço escolar e saber do interesse dos estudantes em participar. O ingresso nas aulas extras depende da adesão de pais e/ou responsáveis pelo estudante.

No Reforço Escolar, são ministradas aulas voltadas para os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Os encontros virtuais podem ser no 6º horário ou no contraturno. As aulas são pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e, nos casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola deve disponibilizar as atividades preparadas pelo professor de forma impressa.

1º semestre

No primeiro semestre deste ano, o programa contou com a participação de mais de 25 mil estudantes. Dentre eles, estavam alunos que tiveram dificuldades em entregar o Plano de Estudo Tutorado (PET) ao longo do ano letivo de 2020 e que, durante a avaliação diagnóstica, demonstraram que ainda não haviam consolidado determinadas habilidades.

Para os alunos da rede estadual que participaram da iniciativa, as aulas impulsionaram um melhor desempenho durante o ensino remoto, como conta o estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual José da Silva Couto, em Contagem, Wyller Rocha Esteves. “Eu evoluí muito em Matemática e pretendo melhorar nos outros conteúdos também. Os professores estão se empenhando e se esforçando para nos ajudar”, relata. 

Fonte: Agência Minas Gerais

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