InícioMINAS GERAISPrazo para que empresas indiquem demandas por mão de obra qualificada ...

Prazo para que empresas indiquem demandas por mão de obra qualificada para o Trilhas do Futuro termina na próxima semana

Termina na próxima quinta-feira (25/11) o prazo para que as empresas situadas em Minas Gerais participem do segundo Mapeamento da Demanda de Ocupações e Formações Profissionais do Setor Produtivo Mineiro. A participação é importante para que o Governo de Minas abra oportunidades para jovens em cursos profissionais, por meio do programa Trilhas do Futuro. Desta forma, o Governo de Minas atende às demandas do mercado, avançando na educação e no crescimento econômico.

Sede / Divulgação

Para participar do procedimento, as empresas precisam responder a um formulário (disponível aqui) para informar demandas de ocupação, número de vagas, formação técnica necessária e local da vaga.

A diretora de atração de investimentos e diversificação econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Florence Sidney, explica que a participação das empresas é de suma importância para o desenvolvimento dos jovens. Um novo edital, que será lançado em dezembro deste ano, vai disponibilizar mais de 30 mil novas vagas no programa.

“Convido a todas as empresas interessadas em contratar futuros profissionais a participarem do mapeamento, respondendo o formulário. Dessa forma, poderemos identificar as principais demandas do setor produtivo, possibilitando alinhar as futuras vagas de cursos técnicos que serão criados na rede estadual, com as reais necessidades e tendências do mercado de trabalho”, afirma.

Por meio do mapeamento, a Sede e as secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Desenvolvimento Social (Sedese), traçam um plano de disponibilidade de cursos e vagas para ampliar as oportunidades para jovens mineiros estudantes do 3º e 2º ano do Ensino Médio, da Educação de Jovens Adultos – EJA – e egressos do Ensino Médio. As oportunidades são para diversos municípios e regiões de Minas Gerais.

Atualmente, o programa conta com 71,5 mil alunos matriculados nos cursos profissionalizantes. De acordo com a coordenadora de Educação Profissional da SEE e presidente do comitê gestor do Trilhas de Futuro, Amanda Barboza, o objetivo é buscar a qualificação profissional dos jovens e inserção no mercado de trabalho.

“Esse projeto é baseado na escuta ativa das empresas, nas demandas dos territórios e na análise de mercado dos cursos que estão em ascensão. Com isso, conseguimos disponibilizar um catálogo com mais de 50 opções e ofertas para que os jovens possam escolher e entrar no ambiente do mercado de trabalho”, destaca.

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA