InícioMINAS GERAISPM leva planos de estudo a alunos sem acesso digital

PM leva planos de estudo a alunos sem acesso digital


.

O aluno Rafael Alves Silva recebeu, no portão de casa, o segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET), ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante o período de isolamento social causado pela pandemia de covid-19. O material foi entregue por um policial militar.

Rafael já estava ansioso para dar continuidade às atividades que estão sendo enviadas pela Escola Estadual Professor Antônio Correia de Carvalho, no município de Varginha. “Eu gosto bastante de estudar e estava esperando que o material fosse entregue, mas fiquei muito surpreso quando vi que foi um policial militar que trouxe. Achei legal”, conta o aluno do 5º ano do ensino fundamental.

Como funciona

O estudante faz parte de um grupo de alunos de escolas estaduais que não têm acesso aos meios digitais e, por isso, recebem os PETs impressos em suas casas. Nesse caso, a novidade é a parceria entre a SEE/MG e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para apoiar a rede estadual de ensino na distribuição dos materiais impressos.

Para contar com o suporte, as escolas estaduais apresentam suas demandas à PMMG e, na sequência, uma logística de distribuição é organizada. A entrega do material deve ser feita, preferencialmente, por militares que atuam no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na Patrulha Escolar e/ou na Patrulha Rural. 

Para a diretora da Escola Professor Antônio Correia de Carvalho, Andreia Aparecida Silva, a iniciativa é de grande importância para esses estudantes. “Precisamos garantir a entrega desse material para os alunos e essa parceria com a Polícia Militar agilizou o processo”, afirma.

A comandante da 55ª Companhia da Polícia Militar de Varginha, capitão Bianca Grossi, destaca que a Polícia Militar sempre busca atender às demandas da comunidade, em especial, quando o assunto é Educação. “Temos ajudado muitas escolas. É gratificante para nós ver a surpresa e alegria da comunidade ao nos receber em uma tarefa como essa”, relata.

Distribuição

Na Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, em Belo Horizonte, a parceria na distribuição dos materiais acontece desde o primeiro volume do Plano de Estudo Tutorado. “Fomos juntos fazer a entrega do material e os alunos acharam muito legal quando nos viram. O sargento Rodrigo é patrulheiro escolar e instrutor do Proerd. Ele conhece toda a comunidade e sempre me ajuda quando tenho alguma dificuldade. A parceria começou no PET I e aconteceu, também, na entrega do PET Volume II”, destaca a diretora da escola, Cynthia Pinheiro Chagas.

O sargento Rodrigo da Rocha conta sobre a experiência de entrega. “Fomos recebidos com surpresa e com alegria. Para nós, fazer esse trabalho é muito gratificante, porque vemos como diretores de escola se empenham e dão o seu melhor, o que acaba nos deixando inspirados a contribuir também”, destaca.

Na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, as orientações sobre como solicitar o apoio da PMMG foram repassadas para as escolas e uma reunião foi realizada para que fosse possível entender a demanda de cada unidade de ensino. “Temos um objetivo em comum, que é o bem-estar das crianças e jovens. Nesse momento, é muito importante a união de todos os órgãos em prol da sociedade”, reforça o sargento Irlan César Graciano, que é instrutor e mentor do Proerd.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA