InícioMINAS GERAISPerfuração de poços leva água potável a 104 famílias na zona rural...

Perfuração de poços leva água potável a 104 famílias na zona rural de Jaboticatubas

O Governo de Minas segue trabalhando para garantir o acesso de todos os mineiros à água potável de qualidade. As obras de perfuração de três poços tubulares profundos em comunidades rurais do município de Jaboticatubas, na região Central do estado, começaram nessa terça-feira (14/7).  A iniciativa beneficia diretamente 104 famílias da região.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Copasa, teve início na comunidade de Bom Jardim, onde serão realizados os primeiros testes de vazão e qualidade da água para, posteriormente, serem instalados o reservatório e redes adutora e de distribuição que irão atender a localidade.

Outras duas comunidades rurais do município também foram contempladas pelo projeto e passarão a contar com abastecimento estruturado nos próximos seis meses: Jacinto e Mato Seco. No total, cerca de 28 mil pessoas serão beneficiadas em todo o estado com a perfuração de cem poços, em 44 municípios mineiros.

Semad / Divulgação


Para Vicente de Paula Santos, morador da comunidade de Bom Jardim há 67 anos, a implantação dos poços tubulares atende a uma antiga demanda da população, que nunca contou com estrutura de abastecimento de água.

“Muita gente teve xistose por tomar água direto do rio ou de cisternas improvisadas. Com os poços, a gente vai poder regar a plantação, dar de beber aos animais e ter uma água de qualidade em casa. Vai melhorar demais”, diz o agricultor aposentado, que mantém uma pequena chácara em Bom Jardim.

Parceria

O convênio entre Semad e Copasa teve início em 2020 com a assinatura de um termo de cooperação técnica. A partir da parceria, foi desenvolvido o Edital Semad 001/2020, que contou com a inscrição de cerca de 400 municípios do estado. Deste total, 44 atenderam aos critérios técnicos previstos no edital e foram contemplados com a realização de estudos hidrogeológicos para identificação de locais propícios à captação de água e consequente implantação da estrutura adutora e distribuidora, a partir da instalação dos poços.

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento tem sido uma das marcas da atual gestão do Governo de Minas. “As parcerias com as prefeituras vêm garantindo a ampliação do abastecimento e da malha de distribuição. Com esses cem poços tubulares não foi diferente. O Estado entrou com os estudos de viabilidade técnica e implantação dos poços, enquanto os municípios são responsáveis pela estruturação dos reservatórios e das redes adutoras e de distribuição”, explica.

Jaboticatubas foi o sexto município mineiro a ser contemplado pelo programa, que já teve as obras iniciadas em Ouro Branco, Ponte Nova, Capela Nova, Diogo de Vasconcelos e Antônio Dias. Segundo Franco, até o final do ano, todos os 44 municípios terão seus estudos hidrogeológicos e poços tubulares implantados.   

Para o prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Marques, a cooperação entre Estado e municípios é essencial para a melhoria da qualidade de vida da população. “Levar o abastecimento a essas três comunidades rurais é um sonho antigo de todos nós que trabalhamos pela cidade. São pessoas que nunca tiveram acesso à água tratada em suas casas, algo que para muitos é tão básico, mas para eles era apenas um desejo. E isso só foi possível graças ao trabalho conjunto com o Estado, que vem tratando o saneamento básico de forma técnica e responsável”, salientou.

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA