InícioMINAS GERAISParque Estadual Mata do Limoeiro realiza 11ª edição do “Natal em Comunidades”

Parque Estadual Mata do Limoeiro realiza 11ª edição do “Natal em Comunidades”

Comunidades do entorno do Parque Estadual do Limoeiro, colaboradores, parceiros e servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) se juntaram, no domingo (3/12) para o “Natal em Comunidades”. A confraternização natalina, que está em sua 11ª edição, é uma tradição na unidade de conservação e tem o objetivo de levar muita alegria, carinho e, sobretudo, solidariedade à população. 

Cerca de 980 pessoas de várias comunidades da zona rural de Ipoema e Carmo participaram do evento. Foram realizadas várias brincadeiras, oficina de pintura, jogos de combate a incêndios, atividades educativas, apresentação musical, além de ações de solidariedade como corte de cabelo, entrega de cestas e preparação de ceia para os participantes. As atividades tiveram como objetivo o entretenimento, a educação ambiental e realização de ações sociais. 

Para o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral, o projeto Natal em comunidade é uma oportunidade para fortalecimento da identificação dos moradores locais com o parque. “É um momento de aproximação, quando eles vêm à nossa sede para um dia de confraternização, lazer, encontro e diversão. Além disso, é o momento em que nossas parcerias são intensificadas e fortalecidas. Esse projeto mostra a força do parque com diversas instituições e comunidades locais”, destacou. 

Entre os 50 projetos desenvolvidos pela equipe do parque merecem destaque: 

Ecofolia  

Realizado desde 2014 nas dependências do parque, o programa já se tornou um referencial na região. A iniciativa promove diversas experiências e vivências aos visitantes e fortalece o vínculo com as comunidades locais, além de ressaltar junto ao público a importância da educação ambiental. 

Na próxima edição, que vai de 1 a 4/2/2024, o tema abordado será: “Nossa missão é conectar”. O programa vai abordar a importância de conectar as pessoas das comunidades ao parque, por meio dos projetos.   

O programa é direcionado a estudantes universitários e moradores locais. As inscrições se iniciam no primeiro dia de 2024. 

Volta da Mata do Limoeiro  

É um projeto que alinha a prática de esporte aos objetivos de preservação do meio ambiente. Além de atividade esportivas como corrida e caminhada, também são desenvolvidas atividades de educação ambiental, com entrega de medalhas e troféus com a impressão da figura de algum animal, símbolo da fauna presente no parque.  

Passaporte Turístico  

Tem o objetivo de promover uma visitação em rede, no parque, a sete atrativos do seu entorno. Os públicos alvos são os turistas e moradores locais. 

O parque 

Localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema, o parque foi oficialmente aberto à visitação no fim de 2013. Desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó. 

Na região, podem ser observados fragmentos de mata Atlântica e do cerrado, o que lhe confere grande diversidade biológica. Já foram identificadas na área pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna (uma das mais valorizadas madeiras brasileiras). 

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras, como o rato do mato e o gambá-de-orelha-branca, presentes somente em áreas de Mata Atlântica, além de outras de importância para conservação. 

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA