InícioMINAS GERAISInaugurada rede mineira de blockchain para serviços de governo

Inaugurada rede mineira de blockchain para serviços de governo

Os primeiros nós da rede mineira de blockchain para serviços de governo já estão no ar. A tecnologia inovadora está associada com compartilhamento de informação, confiabilidade, descentralidade e rastreabilidade. Suas aplicações envolvem registro e rastreabilidade de ativos, compartilhamento de dados, identidade e democracia digital.

Por funcionar como um sistema de registro descentralizado entre os atores participantes, a proposta da rede estadual é ser uma estrutura dinâmica, que deve ser expandida com a participação de órgãos e entidades do Governo de Minas. “Quanto mais nós se integrarem, mais robusta essa rede se tornará”, explica o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Roberto Reis.

A Prodemge inaugurou a rede em seu data center. Em breve, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) colocará em produção os seus nós. Roberto Reis destaca que a empresa está estimulando e apoiando o desenvolvimento da tecnologia em outros órgãos para fazer a rede crescer. 

“A rede blockchain para serviços de governo é um projeto muito importante para nós, da Prodemge, e toda a administração pública. Estamos inovando e colocando o Governo de Minas na vanguarda do que há de mais moderno em Tecnologia da Informação. Essa ferramenta é aliada fundamental na busca pela transformação digital do Estado”, afirma.

Desenvolvimento

A infraestrutura foi desenvolvida em uma plataforma madura e consolidada no mercado. Ela comporta a segmentação lógica dos dados, o que permite que a mesma rede seja utilizada por diferentes sistemas e aplicações. Além disso, apoia práticas de governança como modelos de uso e criptografia de dados.

Aplicação

O primeiro sistema no estado a fazer uso do blockchain é o MG Florestas, projeto para controlar, de forma eletrônica, todas as etapas da cadeia do carvão vegetal em Minas Gerais. A iniciativa é conduzida conjuntamente pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Prodemge, a Semad e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A medida vai garantir a imutabilidade dos registros, aumentar a transparência das ações que impactam o meio ambiente, potencializar a fiscalização, além de valorizar o produto legal por meio da tecnologia.

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA