- PUBLICIDADE -
InícioMINAS GERAISGoverno de Minas participa do Fórum de Prefeitos do Rio Doce para...

Governo de Minas participa do Fórum de Prefeitos do Rio Doce para debater mudanças necessárias na reparação de Mariana

A secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, e o secretário-adjunto e coordenador do Comitê Gestor Pró-Rio Doce, Luís Otávio de Assis, participaram nesta sexta-feira (1/10)  da 11ª reunião do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce, que aconteceu no município de São José do Goiabal (MG).

O objetivo do encontro foi tratar dos programas, projetos e ações de reparação para os municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que aconteceu em 2015.

Na reunião, a secretária Luísa Barreto reforçou o compromisso do Governo de Minas em manter o diálogo permanente com as prefeituras atingidas, inclusive nas tratativas relacionadas à repactuação do acordo de reparação, com foco na garantia de recursos para investimentos nas cidades.

“O que queremos é que essas cidades que foram atingidas pelo desastre no Rio Doce se tornem cidades-modelo, com educação e saúde de qualidade para que todas as pessoas que vivem nesses municípios possam ser efetivamente reparadas por esse desastre que já há seis anos vem causando tanto mal para o nosso estado”, explicou.

O secretário-adjunto Luís Otávio Assis destacou o trabalho do Fórum de Prefeitos, que conta com representantes de mais de 40 cidades atingidas, para unir e buscar convergências de modo a agilizar a repactuação. “O Governo de Minas uniu forças com os municípios para mudar as atuais regras, com foco em celeridade e simplicidade. Ou seja, temos que simplificar as regras para que a reparação aconteça de forma mais célere, e este é o nosso objetivo comum”, afirmou.

Além dos representantes do Governo de Minas, a 11ª reunião do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce também contou com representantes do Governo do Espírito Santo, da Fundação Renova e prefeitos mineiros e capixabas, que foram recepcionados pelo prefeito de São José do Goiabal e presidente do Fórum de Prefeitos, Roberto Gariff Guimarães.

O Fórum Permanente de Prefeitos foi criado após o desastre para facilitar e melhorar o acesso às informações do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) por parte das prefeituras atingidas. A próxima reunião está prevista para acontecer em dezembro.

Repactuação

Nas últimas quarta e quinta-feira (29 e 30/09), o Governo de Minas recebeu, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a segunda rodada de discussões presenciais realizadas com o objetivo de agilizar a reparação dos danos provocados pela tragédia de Mariana. A reunião deu continuidade às negociações mediadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em torno da repactuação do acordo destinado a reparar os prejuízos causados pelo rompimento da barragem do Fundão.

 

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA