InícioMINAS GERAISGoverno de Minas implanta programa voltado aos egressos do sistema prisional em Ibirité

Governo de Minas implanta programa voltado aos egressos do sistema prisional em Ibirité

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibirité, assinaram, nesta segunda-feira (2/5), Termo de Cooperação Técnica para implantação do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) no município.   

Tiago Ciccarini / Ascom – Sejusp

O programa foi implantado no município de Ibirité por meio da parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Departamento Penitenciário Nacional. Essa parceria tem como objetivo propiciar o fortalecimento da política de atendimentos às pessoas egressas do sistema prisional. Em Minas Gerais o PrEsp já é executado desde 2003 e tem como objetivo favorecer o acesso a direitos sociais, promovendo condições para a inclusão social de egressos do sistema prisional, atuando diretamente na minimização de vulnerabilidades e a diminuição da reincidência criminal.   

Para o secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o PrEsp é um projeto necessário. “Enquanto não é possível falarmos em fechamento de unidades prisionais, precisamos de programas como este, extremamente necessário. Agradeço ao prefeito por acolher o nosso projeto, pois é preciso repensar na ressocialização. Vejo que o egresso somente se ressocializa quando ele tem o trabalho e a parte espiritual resolvidas”, ressaltou Greco durante a solenidade.  

O atendimento destinado ao público é realizado por analistas sociais com formação na área do direito, psicologia e serviço social. O atendimento realizado pelo programa se estende também aos familiares de egressos do sistema prisional, e visa propiciar o fortalecimento de vínculos de apoio e de suporte social entre o egresso e o seu familiar, ou recuperar vínculos perdidos, já que o apoio da família influenciará diretamente na construção de um novo plano de vida frente à liberdade.   

O prefeito de Ibirité, William Parreira, recebeu os membros da Sejusp e agradeceu pela integração com o governo. “Agradeço por Ibirité estar incluído nesse programa. Tenho certeza que trará muitos resultados. Meu agradecimento ao Estado, por nos dar a oportunidade de estarmos juntos nesse programa, com esse trabalho. Pode ter certeza que, no que depender da prefeitura e da equipe que vai acompanhar esse programa em Ibirité, iremos trabalhar muito para ajudá-los e fazer o melhor para cada um deles”. 

Atualmente, o PrEsp atua em 15 municípios de Minas Gerais, são eles: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Uberaba, Uberlândia, Sete Lagoas, Ibirité, Divinópolis e Vespasiano.

Em todos os municípios em que o PrEsp atua, há também a execução do programa Ceapa (Central de Acompanhamento das Alternativas Penas). No município de Ibirité, funciona desde 2018 e em parceria com o sistema de justiça trabalha no acompanhamento e monitoramento de pessoas que recebem uma alternativa à prisão, decorrente de um processo criminal.  

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA