InícioMINAS GERAISGoverno de Minas define equipe para apoiar gestão da cultura organizacional com...

Governo de Minas define equipe para apoiar gestão da cultura organizacional com foco no aprimoramento do serviço público

O Governo de Minas Gerais apresentou, nesta semana, a equipe de sustentação do projeto Valores e Práticas. Composta por servidores, a equipe vai dar suporte no processo de gestão e fortalecimento da cultura do Estado, reforçando as práticas e os comportamentos desejados no Executivo estadual para aprimorar o serviço público mineiro de forma permanente.

Essa é mais uma etapa da implementação do projeto, conduzido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), com apoio da Comunitas e parceria técnica da consultoria Betânia Tanure Associados (BTA). A iniciativa teve início em 2020, com os gestores estaduais, e foi expandida para os servidores.

O evento foi realizado no Prédio Tiradentes, na segunda-feira (5/8), com a participação da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, e da subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel. Na oportunidade, os gestores reforçaram a importância de os servidores acessarem a Jornada da Cultura Organizacional, que está disponível on-line e contribui para apoiar os servidores nas suas atividades, fortalecendo a cultura proposta no Valores e Práticas.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão assinalou que esse é um projeto de Estado, que deve ser sólido e permanente.

Seplag / Divulgação

“Esse processo é muito importante para o serviço público e para nós enquanto servidores, que sabemos da relevância do nosso trabalho para a população. Nosso propósito é aprimorar nossa atuação, que já é de qualidade, para que cada vez mais nosso serviço público seja reconhecido positivamente. Por isso, a equipe de sustentação é fundamental, e é essencial que os servidores se envolvam no processo, acessando ferramentas como a Jornada”, afirmou Camila Neves.

Para a formação das equipes de sustentação, foram indicados servidores que irão apoiar os demais agentes públicos no processo de internalização da cultura organizacional do Estado – que valoriza comportamentos como iniciativa, proatividade, integração e desburocratização dos serviços.

Entre as funções a serem desempenhadas por esses servidores estão implementar estratégias e projetos de sustentação e atuar como multiplicadores das ações de cultura, estimular os gestores a se engajar na solução de problemas e propor boas práticas para as equipes.

No evento, foram reforçados os conceitos do projeto para subsidiar as equipes de sustentação. Os integrantes também participaram de dinâmicas e atividades com o objetivo de fortalecer a atuação necessária para que os comportamentos e atitudes sejam incorporados ao cotidiano de trabalho do funcionalismo público mineiro.

Jornada da Cultura Organizacional

No Valores e Práticas, a gestão da cultura é chamada de “Nosso Jeito de Ser e Fazer”, e aponta os comportamentos que fortalecem os objetivos propostos – nós fazemos – e os que não contribuem para esse aprimoramento – nós não fazemos – que devem ser observados na rotina de trabalho.

Para reforçar esse entendimento, o Governo de Minas disponibilizou aos servidores de secretarias e órgãos autônomos a Jornada da Cultura Organizacional. A jornada é uma atividade on-line e individual, em que são apresentados conteúdos sobre cultura organizacional e mudança, com objetivo de apoiar os servidores nas suas atividades do dia a dia.

“A cultura é um processo permanente e coletivo, que é construído mão a mão por cada um dos servidores. Então, a participação de todos é essencial para a consolidação das boas práticas no Governo de Minas. Além de estabelecer os valores e comportamentos, significa também um resgate do que a gente já pratica e um reforço, não só para nós, mas que esteja visível para todas as pessoas que trabalham, que atuam e que recebem os nossos serviços”, destacou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel.

Clique aqui para acessar a Jornada da Cultura Organizacional. Para saber mais sobre a Equipe de Sustentação procure a área de Recursos Humanos da sua Secretária e Órgão.

 

Fonte: Agência Minas Gerais

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA