InícioMINAS GERAISGoverno de Minas amplia ainda mais oferta de leitos na rede pública

Governo de Minas amplia ainda mais oferta de leitos na rede pública


Em mais uma ação de enfrentamento à pandemia para salvar vidas, o Governo de Minas Gerais abriu, nesta semana, mais 33 leitos de UTI nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A ação vem acompanhada da contratação 31 profissionais entre médicos e técnicos de Enfermagem.

Deste total de leitos, 19 de UTI adulto foram abertos no Hospital Júlia Kubitschek, e dez unidades, também para adulto, no Complexo Hospitalar de Urgência (CHU) do Hospital XXIII. O Hospital João Paulo Segundo recebeu quatro leitos de UTI infantil, com a perspectiva de disponibilização de mais seis nas próximas semanas.

“O Governo de Minas está fazendo todos os esforços para ampliar o número de leitos, de profissionais de Saúde e insumos. Do ano passado até agora, ampliamos em mais de 100% as vagas em enfermarias e UTIs em todo o estado”, reforçou o governador Romeu Zema, por meio das redes sociais.

Zema alertou, ainda, sobre o momento de extrema gravidade da pandemia em Minas Gerais “Hoje, nosso maior gargalo é a falta de profissionais para acompanhar a velocidade da abertura dessas novas vagas. Por isso, faço um apelo a todos os mineiros. Por favor, respeitem o isolamento e mantenham os cuidados. Não deixem que o cansaço de mais de um ano de pandemia se transforme em tragédia”, disse. “Quem passa pela dor de perder um parente ou amigo sabe o quanto essa doença tem dilacerado nossos corações. Estamos em uma guerra, com perda de vidas diárias que ultrapassam a capacidade de atendimento disponível”, finalizou.

Ampliação de Leitos

Desde o início da epidemia da covid-19 no estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), realiza estudos assistenciais para a melhoria contínua do atendimento à população e já ampliou em mais de 90% os leitos na rede pública assistencial. Em fevereiro de 2020, Minas Gerais contava com 2.072 leitos de UTI covid-19 e 11.622 leitos de enfermaria. Atualmente a rede pública hospitalar conta com 4.364 leitos de UTI e 20.840.

Entre as diversas ações adotadas pelo Governo de Minas para enfrentamento ao coronavírus, está a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu a instalação de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA