Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). As inscrições são para o segundo semestre de 2021 e podem ser feitas até 30/7 (sexta-feira), exclusivamente por meio do preenchimento de formulário disponível em www.faop.mg.gov.br.
São 32 vagas disponíveis, sendo 16 para o turno da manhã e 16 para o turno da noite. Podem se candidatar ao curso pessoas que estejam cursando no mínimo o segundo ano do ensino médio, na forma concomitante, ou que já tenham concluído o ensino médio, na forma subsequente. Vale ressaltar que 50% das vagas por turno são reservadas a alunos que vierem de escola pública.
O processo seletivo tem caráter classificatório, e será realizado a partir de uma análise de histórico escolar, especificamente das notas obtidas no último ano cursado no ensino médio pelo(a) candidato(a), nas disciplinas de língua portuguesa (ou português), química, história e biologia.
Até dois dias úteis após o preenchimento do formulário, o inscrito receberá em seu e-mail o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), para recolhimento do valor. A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 60. O pagamento poderá ser feito com prazo de um dia útil, com exceção das inscrições solicitadas no dia 30/7/2021 (sexta-feira), que terão a data de vencimento no mesmo dia.
Após o pagamento das inscrições, os candidatos deverão inserir, até 1/8/2021 (domingo), alguns documentos comprobatórios, via Formulário de Análise de Documentação para Classificação, também disponibilizado no site da fundação. São eles: comprovante do pagamento da taxa de inscrição (DAE); documento de identidade válido com foto (frente e verso); cadastro de pessoas físicas (CPF); histórico escolar do ensino médio ou documento equivalente para comprovação de notas e desempenho.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 23/8/2021 (segunda-feira), no Diário Oficial do Estado e no site da Faop. O edital completo está disponível em www.faop.mg.gov.br.
Mais informações sobre atividades da Faop podem ser obtidas pelo e-mail: nucleorestauracao@faop.mg.gov.br.
Sobre o curso
O Curso Técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | Faop é reconhecido pelo MEC e teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio, na década de 1970. O curso, considerado a primeira experiência na formação de profissionais de restauro de maneira regular no Brasil, forma profissionais técnicos capacitados para análise, diagnóstico e intervenção em questões de conservação e restauração de bens culturais móveis, nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.
Realizado na modalidade de ensino presencial, o curso conta com aulas teóricas e práticas e matriz curricular distribuída em cinco módulos semestrais. Durante o período de pandemia da covid-19, as aulas do Curso Técnico em Conservação e Restauro estão sendo oferecidas de forma remota como estratégia excepcional, orientada pelas normativas educacionais do estado de Minas Gerais, de acordo com o Regime Especial de Atividades Não Presenciais.
Bolsas
O curso tem mensalidade no valor de R$360,00. Os aprovados poderão solicitar bolsa de estudos conforme as condições previstas no Regimento Interno da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade.
A bolsa será oferecida em duas modalidades – integral (100%) ou parcial (50%) – e serão definidas com base na renda familiar mensal per capita. Mais informações podem ser consultadas no edital ou na Portaria 14/2019 Faop, publicada no Diário Oficial do Estado.
Fonte: Agência Minas Gerais