Melhorar a qualidade da iluminação para alunos e profissionais da rede estadual de ensino e, consequentemente, reduzir o desperdício, estão entre os objetivos do Programa de Eficiência Energética da Cemig. Para isso, a companhia está substituindo lâmpadas de alto consumo energético por outras de tecnologia LED em 230 escolas estaduais instaladas em Belo Horizonte.
Em média, para garantir o consumo mais eficiente e econômico da energia elétrica, são substituídas aproximadamente 300 lâmpadas por escola. Com a iniciativa, a companhia estima economia de cerca de 50% no consumo da iluminação em cada instituição beneficiada, além de melhoria na qualidade da iluminação e redução de custos com manutenção e compra de lâmpadas.
Consumo sustentável
Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, as novas lâmpadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Percebemos que muitas das instituições atendidas ainda faziam trocas constantes de reatores. A substituição das lâmpadas elimina essa necessidade”, explica.
Alinhada ao objetivo de reduzir impactos ambientais, a iniciativa também compreende a reciclagem das lâmpadas ineficientes. Além disso, segundo Ronaldo Queiroz, tais práticas visam incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar e propiciar uma sala de aula mais confortável e adequada para o desenvolvimento dos alunos e trabalho dos profissionais da Educação.
Programa
Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, entre 2018 e 2022, mais de R$ 43,4 milhões, considerando a modernização da iluminação de todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da Cemig, um total de 3.398 e, ainda, a implantação de 125 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Aneel, é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.