InícioMINAS GERAISEscolas desenvolvem estratégias para garantir aprendizado com os PETs

Escolas desenvolvem estratégias para garantir aprendizado com os PETs

Todos os dias, as escolas da rede estadual de ensino reforçam com os estudantes a importância da devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e das atividades complementares produzidas pelos professores. O PET é a ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). É a partir dele que a carga horária do aluno é contabilizada e os professores conseguem acompanhar o aprendizado do estudante. Os alunos podem fazer a devolução das atividades de forma virtual ou impressa.

 

Nos dois primeiros bimestres, a Escola Estadual Dr. Max Machado, no distrito de Tuparecê, em Medina, no Vale do Jequitinhonha, conseguiu a devolução de 100% dos PETs. 

 

Segundo o diretor da unidade de ensino, Diogo Braga Amaral, a principal estratégia é o contato constante com famílias e alunos. “Aqui, temos uma interação muito boa com a comunidade. Como é um local pequeno, conhecemos os familiares dos alunos. Sempre que os estudantes estão atrasados na devolução e os encontramos na rua, temos essa conversa mais informal. É uma busca ativa constante”, descreve.

 

A escola também conta com uma parceria muito boa com os motoristas do transporte escolar e com a igreja. “ Os motoristas do transporte escolar nos ajudam muito. Eles já têm os contatos dos responsáveis pelos alunos e combinam a data e horário para pegar o material. Na nossa cidade, também temos um meio de comunicação muito importante, o alto falante da igreja. Sempre que eles anunciam o cronograma de devolução, o volume de entregas aumenta. É muito eficaz”, conclui.

 


Arquivo / E.E. Brighenti Cesare

 

Compromisso

 

Aluna do 2º ano do ensino médio, Laura Nascimento Carvalho é pontual na entrega das atividades e sabe a importância do compromisso. “Devemos ficar atentos aos prazos, em especial à devolução dos PETs, pois é por meio dele que o professor vai conseguir saber como está nosso aprendizado durante o ensino remoto”.

 

O contato próximo com as famílias e uma busca ativa eficiente também impactam positivamente na devolução dos PETs e atividades complementares da Escola Estadual Brighenti Cesare, em São João del-Rei, região Central. “Quando o aluno está atrasado na entrega, os professores entram em contato com os responsáveis. É aquela busca incansável e, se não conseguem retorno, passam para supervisão e para direção, que está o tempo todo acompanhando. Fazemos a intervenção no momento correto”, afirma a diretora da escola, Kênia Mirelle Resende. 

O contato é constante. “Se o aluno não foi bem ou está com a entrega atrasada, nós fazemos uma reunião com os responsáveis para entender o que está acontecendo e propor as intervenções necessárias”, finaliza a gestora.  

 

Acesso

Arquivo / E.E. Alberico Ferreira Naves

Já na Escola Estadual Alberico Ferreira Naves, localizada em Santo Antônio do Amparo, no Centro-Oeste mineiro,  o PET impresso – para os alunos que não têm acesso às mídias digitais –  é entregue na residência dos estudantes e é neste momento que o diretor, Amarildo Donizeti da Cruz, aproveita para receber os materiais preenchidos. “Quando chego para entregar o novo material, já pergunto sobre o PET antigo. Se o aluno ainda não finalizou, eu  já agendo uma nova data para buscar”, afirma.

 

Outro momento em que a escola aproveita para lembrar o estudante da importância da devolução é na entrega dos kits alimentação.  “Aqui, 98% das famílias pegam o kit e é uma excelente forma de conversarmos mais ainda com os responsáveis pelos estudantes. Sabemos o motivo do atraso na entrega e buscamos formas para ajudar a resolver”, conclui.

 

O PET

 

Para este ano letivo, o PET, com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade, está sendo disponibilizado de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro no ano.

 

O material também pode ser acessado de forma on-line, pelo site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br ou pelo aplicativo Conexão Escola. Já para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET é entregue impresso pela escola. É importante lembrar que mesmo com a retomada das atividades presenciais e implementação do ensino híbrido na rede estadual, os Planos de Estudos Tutorados seguem como a principal ferramenta de estudo e devem continuar sendo respondidos pelos estudantes, conforme a programação para este ano letivo. 

Fonte: Agência Minas Gerais

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