Prestes a completar um ano em atividade, a Feira da Agricultura Familiar, promovida mensalmente pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, se consolida como importante espaço de venda direta dos produtores rurais para o consumidor.
Em maio de 2023, a Emater-MG e a ALMG assinaram termo de parceria que oficializou a programação mensal da feira. Pelo acordo, a Feira da Agricultura Familiar é promovida na primeira quinta-feira de cada mês, das 9h às 17h, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, com acesso gratuito para o público.
Desde que a programação mensal foi iniciada, mais de 50 agricultores familiares participaram da feira.
A oferta de produtos é variada: queijos, cafés, doces, biscoitos, artesanato, hortaliças, frutas, pescados, artesanato, geleias, cachaça, entre outros.
Segundo a Emater-MG, a cada edição da feira, os negócios movimentam entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, dependendo da época do ano.
Produtores
O produtor João Vitor Dias participa da feira desde o começo. Ele produz café no sistema de agrofloresta, sem uso de agrotóxico. Os pés de café são cultivados junto a frutíferas: manga, banana, abacate, mamão, graviola, jenipapo, jabuticaba, além de algumas espécies nativas.
Na feira, ele comercializa uma grande variedade de produtos. Tem café em grão e moído, frutas, trufas com creme de café, banana-passa. Tudo proveniente da propriedade que possui em São Gonçalo do Rio Abaixo, região Central de Minas Gerais.
“Eu tenho uma avaliação muito positiva da feira. A comercialização é boa. Sempre com a presença de muita gente que trabalha na ALMG e também do público que passa pelo local. Para o consumidor, é uma boa oportunidade de adquirir produtos de qualidade”, afirma.
O coordenador da feira, Wagner Fanni, explica que todos os produtores que participam das vendas na ALMG recebem assistência da Emater-MG.
A empresa já possui um cadastro de aproximadamente cem agricultores interessados em fazer parte da feira.
“Levamos à feira agricultores de diversas partes do estado, com produtos diferenciados, todos eles registrados, para dar segurança para quem consome, sabendo que é um produto de primeiríssima qualidade”, afirma o coordenador da Emater-MG.
Segundo ele, a cada feira são colocadas 25 barracas.
Para atender a todos os interessados em expor produtos, a Emater-MG promove rodízio entre os feirantes.
Para participar da feira, o produtor deve procurar o escritório da Emater-MG do município onde produz e preencher um cadastro para análise pelos gestores da feira.
Na edição desta quinta-feira (44) haverá venda de queijos, derivados de jabuticaba, tilápia, biscoitos, doce de leite, café, farinha de mandioca, artesanato, cachaça, ovos, hortaliças, quitandas, mudas de ervas medicinais e aromáticas, e outros produtos.
Uma das novidades será a venda de produtos de charcutaria artesanal, do município de Formiga.
Fonte: Agência Minas Gerais