Educação inicia série de reuniões virtuais para entrega do Prêmio Ideb Transformação

0
361


.

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ano-base 2019, divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC), mostraram que Minas Gerais recuperou a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio. Para reconhecer todo o trabalho desenvolvido pelas escolas estaduais que impactaram nos bons resultados, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) começou, nesta segunda-feira (21/9), uma série de reuniões on-line com as escolas que receberão o Prêmio Ideb Transformação.

Nesta segunda-feira (21/9), participaram da agenda de estreia os representantes dos setores Centro e Triângulo Mineiro (clique aqui para entender a divisão feita pela SEE). Em conversa com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, os gestores das escolas premiadas falaram sobre as iniciativas que influenciaram nos números positivos da unidade de ensino e agradeceram pelo reconhecimento e apoio da SEE/MG. 

Julia Sant’Anna ressaltou o empenho e o trabalho de todos os diretores, além da importância de se comemorar os números e os avanços conquistados. “Com esses resultados, vocês mostram como são gestores aguerridos e cuidadosos”, disse. “Cada um de vocês está fazendo a transformação dentro da sua realidade”, completou.

Premiados

A diretora da Escola Estadual Dona Amanda Pinheiro Senna, no município de Igaratinga, Elizabete Guimarães, destaca que a escola busca sempre ultrapassar suas metas. “Na escola, sempre falamos que temos que nos superar cada vez mais. Queremos passar esse resultado para toda comunidade escolar. É um momento único”, conta.

O diretor da Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Divinópolis, Roberto Ribeiro, ressalta a importância da premiação. “Isso é um combustível muito importante para nós que estamos na ponta”, afirma.

Já a diretora da Escola Estadual Quito Alves Tolentino, em Cláudio, Rosângela Ramos, reforça o trabalho de muita parceria na unidade de ensino. “Fazemos um trabalho com muita coragem, determinação e disciplina. Esse sucesso é resultado de um pacote, que começa com o apoio que recebemos da Superintendência Regional de Ensino e da SEE/MG”, sinaliza.

Para a vice-diretora da Escola Estadual José Maria Bicalho, Carolina Santana, o resultado conquistado no Ideb é um muito gratificante. “Estamos mostrando para toda a comunidade que a nossa escola tem bons resultados e que temos professores muito bons”, diz.

O envolvimento de todos no desenvolvimento das propostas pedagógicas é o destaque do diretor Paulo Henrique Ribeiro da Rocha, da Escola Estadual Honório Guimarães, em Uberlândia. “Percebemos que não estamos sozinhos nesse processo e que somos apoiados. Aqui na escola tenho uma equipe bem engajada e isso faz toda diferença”, enfatiza.

Na Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, a diretora Grazielle Barbosa acredita que os resultados de Minas Gerais no IDEB mostram que “é possível fazer acontecer uma educação pública de qualidade”.

Por fim, a diretora da Escola Estadual Benedito Waldemar da Silva, em Ipiaçu, Marilaine da Silva Borges e Freitas, acredita que o amor pela educação é um fator importante para explicar os resultados conquistados. “A nossa escola conseguiu chegar até aqui porque fazemos tudo com amor. Conseguimos despertar a paixão pelo ensinar e pelo aprender”, comemora.

Prêmio IDEB Transformação

O Prêmio pretende reconhecer publicamente as escolas estaduais que se destacaram no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no Ideb. As escolas foram premiadas em cinco categorias: Ideb; variação do Ideb; desempenho; variação de desempenho; e gestão.

A relação com o nome de todas as escolas premiadas em cada categoria foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, na última sexta-feira (18/9).

Divisão por setores

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Triângulo é composto pelas regionais Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia. Já o setor Centro conta com as SREs de Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Metropolitanas A, B e C, Nova Era, Pará de Minas e Sete Lagoas.