Uma iniciativa da direção do Presídio de Lavras, no Sul de Minas, está contribuindo para levar alegria aos filhos dos detentos da unidade prisional e de crianças de duas instituições de apoio e acolhimento, uma em Lavras e outra na cidade de Nepomuceno. Na marcenaria, os presos produziram 160 brinquedos de madeira para doação.
Dentre carrinhos, berços de boneca, fogãozinho, caminhões e móveis em miniatura, 89 foram destinados aos filhos dos detentos, com até 7 anos, residentes na cidade; 62 foram doados à instituição Lar e Vida, que apoia pessoas em tratamento oncológico na região; e nove à Associação Nazareno de Proteção à Criança e ao Adolescente, em Nepomuceno.
Produção
Três presos confeccionaram as peças, no Projeto Fabricando Sorriso de uma Criança, graças ao maquinário e aos materiais doados pela Associação Lavrense para Assuntos de Segurança Pública (Alasp). As madeiras foram fornecidas por serrarias e madeireiras da cidade.
O diretor do Presídio de Lavras I, Evandro Dias, explica que os detentos superaram a meta inicial, de conquistar o sorriso dos próprios filhos e dos filhos de seus colegas, e continuaram na confecção de brinquedos, tornando possível proporcionar alegria também para outras crianças. “Percebi no olhar e nas atitudes dos detentos a vontade e o zelo em cada dia aumentar mais a produção, criando inúmeros brinquedos diferentes e coloridos”, relata o diretor.