InícioMINAS GERAISCursos da Unimontes têm notas acima da média nacional

Cursos da Unimontes têm notas acima da média nacional


A qualidade do ensino na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi comprovada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade-2019), do Ministério da Educação (MEC), feito com alunos que estão concluindo o ensino superior.

Foram nove os cursos da instituição que passaram por avaliação, com notas que superaram a média nacional. Cinco deles receberam conceito 4 (Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina e Zootecnia). Os outros quatro atingiram nota 3 (Educação Física/Bacharelado, Engenharia de Sistemas, Odontologia e Tecnologia do Agronegócio).

O Enade, conforme o Ministério da Educação, possui uma escala de 1 a 5 para atribuir os conceitos.

Evolução

O curso de Zootecnia apresentou melhoria de desempenho no Enade: recebeu a nota 3 em 2016 e, em 2019, conquistou o conceito 4. A graduação é ministrada no Campus Janaúba, onde também é oferecido o curso de Agronomia.

Outro destaque está na conquista da maior média entre os cursos de Educação Física Bacharelado no quesito conhecimentos específicos. “Estamos enviando para o mercado de trabalho profissionais capacitados e aptos”, afirma coordenadora didática do curso de Educação Física na Unimontes, professora Claudiana Bauman.

Medicina

O curso de Medicina da Unimontes continua com nota 4 no Enade, mesmo conceito que tinha conquistado na avaliação anterior do MEC. A estrutura do projeto político-pedagógico está entre os pontos ressaltados para a manutenção da pontuação, segundo a coordenadora do curso, professora Enedina Almeida.

O projeto, sinaliza Enedina, “segue as diretrizes curriculares nacionais e busca a formação de um médico clínico geral, com capacidade nas especialidades. É formado um profissional que, ao concluir o curso, tem condições de trabalhar e capacidade para ser aprovado em uma residência médica”, reforça.

Ela ainda menciona a importância das atividades práticas junto aos pacientes já desde o início do curso, no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), além de processos de integração comunitária por meio da estratégia do Programa de Saúde da Família (PSF), entre outros pontos.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA