A qualidade do ensino na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi comprovada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade-2019), do Ministério da Educação (MEC), feito com alunos que estão concluindo o ensino superior.
Foram nove os cursos da instituição que passaram por avaliação, com notas que superaram a média nacional. Cinco deles receberam conceito 4 (Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina e Zootecnia). Os outros quatro atingiram nota 3 (Educação Física/Bacharelado, Engenharia de Sistemas, Odontologia e Tecnologia do Agronegócio).
O Enade, conforme o Ministério da Educação, possui uma escala de 1 a 5 para atribuir os conceitos.
Evolução
O curso de Zootecnia apresentou melhoria de desempenho no Enade: recebeu a nota 3 em 2016 e, em 2019, conquistou o conceito 4. A graduação é ministrada no Campus Janaúba, onde também é oferecido o curso de Agronomia.
Outro destaque está na conquista da maior média entre os cursos de Educação Física Bacharelado no quesito conhecimentos específicos. “Estamos enviando para o mercado de trabalho profissionais capacitados e aptos”, afirma coordenadora didática do curso de Educação Física na Unimontes, professora Claudiana Bauman.
Medicina
O curso de Medicina da Unimontes continua com nota 4 no Enade, mesmo conceito que tinha conquistado na avaliação anterior do MEC. A estrutura do projeto político-pedagógico está entre os pontos ressaltados para a manutenção da pontuação, segundo a coordenadora do curso, professora Enedina Almeida.
O projeto, sinaliza Enedina, “segue as diretrizes curriculares nacionais e busca a formação de um médico clínico geral, com capacidade nas especialidades. É formado um profissional que, ao concluir o curso, tem condições de trabalhar e capacidade para ser aprovado em uma residência médica”, reforça.
Ela ainda menciona a importância das atividades práticas junto aos pacientes já desde o início do curso, no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), além de processos de integração comunitária por meio da estratégia do Programa de Saúde da Família (PSF), entre outros pontos.