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Centro de Controle Operacional da Copasa leva benefícios para 900 mil pessoas no Triângulo Mineiro

Instalado em outubro de 2022 para agilizar manutenções operacionais e assim contribuir para a melhoria constante do abastecimento de água e esgotamento sanitário, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Copasa  integra a Unidade de Negócio Oeste (Unoe), segmento da empresa que abrange 58 municípios e beneficia cerca de 900 mil mineiros da região.

O centro é composto por diversas tecnologias que, juntas, são capazes de supervisionar, à distância, o funcionamento das captações, estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE), elevatórias e unidades que controlam a pressão da água e ainda detectar a necessidade de manutenções eletromecânicas e em redes coletoras e de distribuição nos 58 municípios da região Oeste.

Desde sua implantação até fevereiro de 2024 foram registradas 1.193 ocorrências que demandaram intervenções nos sistemas de água e esgoto, contra 239 detectadas nos 12 meses antes do início do funcionamento do CCO, demonstrando a eficácia do monitoramento da operação em tempo real.

Otimização 

Antes da implantação do Centro de Controle Operacional, possíveis falhas eram descobertas durante as rondas realizadas na extensão dos sistemas pelos empregados e, posteriormente, equipes e equipamentos eram mobilizados para serem enviados ao local da intercorrência. 

Atualmente, com o auxílio do CCO, as falhas são detectadas antes mesmo das rondas, e as equipes já são direcionadas para o local onde é necessário regularizar a situação, agilizando as manutenções.

O integrante da equipe de operadores do CCO, Carlos Henrique Santos, falou sobre os trabalhos na prática. “Trabalhamos analisando dados em tempo real. Assim, podemos evitar que problemas maiores aconteçam e ajudar os técnicos de campo a tomar decisões e organizar suas atividades antecipadamente “, detalha.

Investimentos

Até o momento, quase R$160 mil já foram investidos em melhorias do CCO na região. Além disso, câmeras de videomonitoramento também foram instaladas na unidade de negócio e nas outras unidades da companhia no estado, um investimento total de mais de R$11 milhões.

A previsão é a de que em breve também sejam instaladas novas telas de monitoramento e o centro, que atualmente opera 17 horas por dia, funcione 24 horas por dia.

Fonte: Agência Minas Gerais

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