InícioMATO GROSSOUlysses Moraes faz indicação para que governo reduza alíquota de ICMS sobre...

Ulysses Moraes faz indicação para que governo reduza alíquota de ICMS sobre operações internas com óleo diesel


Para Ulysses Moraes, a população não pode continuar sendo vítima de aumentos de tributos

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado Ulysses Moraes (PSL) apresentou a indicação nº 1147/2021 ao governo do estado de Mato Grosso sobre a necessidade de promover a redução da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as operações internas com óleo diesel, de l7% para 12%. De acordo com o parlamentar, a população não pode continuar sendo vítima de aumentos de tributos do govenador.

“Até o momento, o governador só arrancou dinheiro e sangrou o contribuinte. Como, por exemplo, o aumento do Fethab, aumento da carga tributária para diversos setores do comércio, aumento da contribuição da previdência dos aposentados e várias outras coisas. Isso é lastimável. Não dá para continuar assim”, disse Moraes.

Atualmente, o estado de Mato Grosso possui uma das maiores alíquotas do Brasil incidentes nas operações com óleo diesel, tanto com relação ao Diesel S-500 quanto Diesel S-10 (17%), e a maior entre os estados da região Centro-Oeste.

Segundo dados da Fecombustível, a atual alíquota de ICMS sobre óleo diesel no estado de Goiás é de 16% e no estado de Mato Grosso do Sul é de 12%. Inclusive, a redução da alíquota de ICMS sobre diesel em Mato Grosso do Sul ocorreu pela aprovação de uma lei encaminhada pelo governador do estado, reduzindo de 17% para 12% a alíquota.

E da mesma forma aconteceu no Rio de janeiro, onde a redução da alíquota foi também de 17% para 12% por meio da aprovação de uma lei.   E, em ambos os estados, a proposta de redução partiu do governo do estado, sob a justificativa de buscar a competitividade com os estados vizinhos.

“É necessário rever e equilibrar a alíquota do ICMS sobre o diesel em Mato Grosso, que é superior à cobrada nos estados vizinhos de Mato Grosso do Sul e Goiás. Precisamos  atrair mais caminhoneiros para abastecerem em nosso estado, aumentando o consumo interno. Com isso, a perda da arrecadação com a redução da alíquota poderá ser compensada com o crescimento na movimentação dos postos de combustível”, destacou o parlamentar.

O deputado ainda afirma que o governador de MT precisa pelo menos cumprir com sua promessa de campanha. “Porque gastar está gastando e muito com privilégios e vantagens. E essa redução é uma promessa de campanha do Mauro Mendes, mas nem isso está cumprindo. Por isso, fizemos indicações e requerimentos para que o governo de Mato Grosso reduza a alíquota do ICMS diesel. E vamos continuar cobrando por essa redução”, finalizou Ulysses Moraes.

Fonte: ALMT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA